conecte-se conosco

Maçonaria

A FRATERNIDADE

A Fraternidade é uma associação fraterna usada para demonstrar que todos os homens podem conviver como se fossem Irmãos da mesma carne.

Publicado

em

A Fraternidade é uma associação fraterna usada para demonstrar que todos os homens podem conviver como se fossem Irmãos da mesma carne.

Em uma família numerosa, com muitos filhos, esses não constituem uma Fraternidade, más uma família, pois os pais são incluídos no grupo. A Fraternidade Maçônica abrange tão somente os seus membros, ela apresenta-se de vários modos: a Fraternidade de uma Loja; a Fraternidade Universal, também designada de “Fraternidade Branca”.

A Fraternidade Universal abrange os maçons em vida e os que já se encontram no Oriente Eterno, ou seja, os que “partiram”, os mortos.

A Fraternidade implica obrigações e direitos; a parte ética e de comportamento é muito importante. São admitidas pequenas rusgas, como sucede dentro de uma família, mas com a obrigação de serem passageiras.

O maçom tem o dever de tolerar esses incidentes e perdoar se eles tiverem sido mais intensos.

Sob o aspecto teórico, é um conceito de filosofia profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade. Com esses três elementos se forma o tripé que caracteriza um dos mais importantes conceitos em que se baseia a Maçonaria. A ideia de Fraternidade mostra que o homem e a mulher, na vida em sociedade, estabelecem, com seus semelhantes, uma relação de igualdade, pois, em essência, não há nada que hierarquicamente os diferencie. Somos irmãos e irmãs, somos fraternos.

Essa fraternidade não dá guarida à ignorância e ao preconceito. Ademais, tal Princípio nos ensina tanto a dar quanto à não pedir sem a justa necessidade.

Um dos mais importantes objetivos da Maçonaria, a Fraternidade, é a condição na qual nos identificamos mutuamente como Irmãos. Isto, no entanto, não é suficiente para que possamos compreender o verdadeiro sentido da fraternidade. Ser membro de uma mesma família não nos torna automaticamente mais próximos e amorosos uns dos outros. Assim, o principal dever de um Maçom, em relação aos seus Irmãos, é a amizade, o afeto, a união, o carinho, ou seja, tudo aquilo que a verdadeira fraternidade exige.

Devemos nos abster cuidadosamente de depreciar qualquer irmão, devemos observar porque algo no outro nos incomoda, tentar entender, pois muitas vezes o problema não é no irmão, mas em nós mesmos.

Só nos convertendo em verdadeiros irmãos e praticando todos, diariamente, a autêntica Fraternidade, não somente com aqueles irmãos os quais temos maior afinidade, é como se poderia alcançar a verdadeira solidariedade em que se radica a perfeição do ser maçom.

Vivemos a verdadeira fraternidade maçônica quando, em primeiro lugar, somos gratos por conviver em união com nossos Irmãos que nos ajudam através das Instruções ritualísticas, a moldar nosso temperamento, estimular nossa inteligência e nossos sentimentos, formar nossa personalidade e caráter.

A fraternidade não é apenas um ideal coletivo a ser buscado, e, sendo todos Irmãos, primeiro por origem e depois por ideal, a fraternidade pode ser nossa bússola para a felicidade, não podemos esquecer que o Livre e Igual será fraterno, não por imposição estatutária, mas por vocação e escolha de vida.

Yassin Taha

Dep.Federal GOB

plugins premium WordPress