Maçonaria

A ACÁCIA NA MAÇONARIA

A Acácia planta símbolo por excelência da Maçonaria, representa a SEGURANÇA, a CLAREZA e também a INOCÊNCIA e PUREZA.

A ACÁCIA NA MAÇONARIA

A ACÁCIA NA MAÇONARIA

A Acácia planta símbolo por excelência da Maçonaria, representa a SEGURANÇA, a CLAREZA e também a INOCÊNCIA e PUREZA. Foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e daí sua conservação como símbolo maçônico. Os antigos costumavam simbolizar a virtude e outras qualidades da alma com diversas plantas. É inicialmente um símbolo da verdadeira Iniciação para uma nova vida, a ressurreição para uma vida futura.

A Maçonaria adota a Acácia como planta simbólica em diversos rituais. A palavra Acácia deriva do grego Akakia, árvore que significa a inocência ou a pureza, a segurança e a certeza. A Acácia mimosa é uma planta da família das leguminosas-mimosas, arbusto com folhas leves e elegantes, cresce nas regiões tropicais ou subtropicais; possui flores miúdas, ordinariamente, amarelas, perfumadas, agrupadas e muito melíferas. Há cerca de trezentas variedades, isso torna impreciso definir uma em especial a ser a planta maçônica por esta razão se aceita o nome genérico de Acácia. No sul do Brasil temos múltiplas espécies, entre elas, a denominada “Acácia Negra”, árvore de grande porte de cuja casca é extraída o “Tanino”, considerado um dos melhores do mundo para curtir couro de animais.

Moisés, que estivera cativo no Egito, certamente, colheu dos egípcios o uso da Acácia, recomendava que o Tabernáculo, a Arca da Aliança, a Mesa dos Pães Propiciais e demais Adornos Sagrados fossem construídos com madeira de Acácia. O nome aparece como “shittah” e “shittuin”, com a  tradição “Setim”.

A Acácia é uma planta abundante em Jerusalém, as suas características diferem de região para região, não é a mesma que cresce no Brasil e de sua seiva se extrai a “goma arábica”. No Brasil a acácia floresce no mês de junho, por ocasião das festividades do solstício do inverno; nas cerimônias de “Adoção de Lowtons”, que são levadas a efeito no dia 24 de junho, a flor de Acácia é empregada para a ornamentação do Templo. Os primeiros maçons especulativos retiraram da história de Israel os significados da Acácia simbolizando a “Imortalidade Alma”, assim foi aceita como símbolo maçônico. O significado místico da imortalidade que equivale a “indestrutibilidade” e que o ser é “imperecível” é ponto importantíssimo da filosofia maçônica. Aparece o homem em seus aspectos materiais, perecíveis, com um elemento permanente e eterno, que jamais pode morrer.

Quando o Maçom diz conhecer a Acácia ele quer dizer que atingiu o grau máximo da maçonaria simbólica, que entende o seu significado esotérico. Ao entender o significado o homem maçom está pronto para ver a perfeição em seus semelhantes uma vez que se tornou justo e perfeito, está pronto para entender a finitude da vida e a imortalidade da alma.

Yassin Taha

Dep. Federal GOB

Leia também: O Templo do rei Salomão

Você também poderá gostar

A ACÁCIA NA MAÇONARIA

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


A ACÁCIA NA MAÇONARIA

Loja Maçônica Perseverança

Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR)