conecte-se conosco

Maçonaria

2024 e os 160 anos da Loja Maçônica Perseverança, a precursora da Maçonaria no Paraná

A importância de Paranaguá para o estado do Paraná é evidente, afinal de contas a cidade é a mãe do Paraná. Além disso, o município também deu origem à Maçonaria em todo o Estado

Publicado

em

A importância de Paranaguá para o estado do Paraná é evidente, afinal de contas a cidade é a mãe do Paraná. Além disso, o município também deu origem à Maçonaria em todo o Estado. Aqui nasceu a Loja Maçônica União Paranaguense em 1837, Oficina de onde se originou também a Loja Fraternidade Paranaguense em 1859. Após isso, 19 obreiros da mesma Loja fundaram em 5 de maio de 1864 a Loja Maçônica Perseverança, tendo como seu primeiro Venerável Mestre (presidente) Dr. Alexandre Bousquet.

A Perseverança é a história viva de Paranaguá, sendo a Loja responsável por libertar escravos em 1870, antes mesmo da Lei Áurea de 1888. Foi a Oficina também responsável por fundar o Clube Republicano, a Santa Casa de Misericórdia, a Creche Perseverança, o Lar dos Idosos Perseverança (antigo Abrigo dos Idosos) e Rio Branco Sport Club. A Loja atuou ativamente no decorrer da história pela Independência do Brasil e também pela Proclamação da República, demonstrando que ser maçom requer envolvimento social e responsabilidade.

Importante dizer que não só se vive apenas de passado. Não basta justificar sua existência e importância com atos heróicos do passado. É necessário escrever a história todo dia. A Loja Perseverança e seus membros sabem bem disso e atualmente mantém ativo o Lar dos Idosos Perseverança, o Centro de Ensino Infantil (CEI) Perseverança e o Clube da Fraternidade Perseverança, amparando ano após ano idosos, crianças e adultos, com fraternidade, igualdade, fraternidade e acima de tudo, responsabilidade. 

Nesse ano, em 5 de maio de 2024, a Loja Maçônica Perseverança, precursora da Maçonaria no Paraná, com sede em seu prédio histórico na rua Faria Sobrinho, 834, Centro Histórico, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR), irá comemorar 160 anos de história. Além de todos os maçons do Paraná e do Brasil celebrarem a data, com programação ampla que ocorrerá na cidade-mãe do Paraná, o aniversário é também algo a ser comemorado por toda a sociedade parnanguara e paranaense. Viva Paranaguá! Viva a Perseverança!

Responsável: Loja Maçônica Perseverança – Paranaguá/PR 

Em alta

plugins premium WordPress