conecte-se conosco

Legendado

“DIAS (TODOS) DAS MULHERES, (TODAS)”

Publicado

em

legendado

Por Paulo Henrique de Oliveira

Com a contribuição da Advogada Lívia Moura

Na coluna dessa semana falaremos sobre o março das mulheres.

O dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

A data tem controvérsias sobre sua origem, a mais difundida é que milhares de mulheres, 1857, se mobilizaram para reivindicar direitos trabalhistas como licença-maternidade e redução da jornada de trabalho, e morreram em um incêndio em uma grande indústria têxtil.

O fato é que em 1975, a ONU, declarou a data de 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, para homenagear a luta pela igualdade, justiça e respeito.

Como marcos históricos no Brasil, temos no ano de 1873 a conquista das mulheres frequentarem o ensino superior; em 1932, a conquista do direito ao voto; em um salto secular, no ano de 2006, tivemos promulgada a Lei Maria da Penha, que leva o nome pela história de uma mulher que apanhava e sofria tantas violências de seu Marido, que ficou em coma e paraplégica.

Mas, existe muita luta ainda pela igualdade de gêneros, principalmente no tocante a diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo, sendo apontado que as mulheres ainda recebem um salário menor, apenas pelo fato de ser mulher, que, segundo a ONU, recebem cerca de 27% a menos que os homens que possuem o mesmo cargo.

Segundo a professora Maria Célia Orlato Selem, Mestre pela Universidade de Brasília e doutoranda pela Unicmap : “O dia 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países”

Portanto, o que nos cabe é sempre ressaltar à luta das mulheres pela igualdade social, justiça e respeito!

Parabéns Mulheres! A luta continua, sem deixar de destacar sempre, que o dia das mulheres, deve ser todo dia, a você Esposa, Mãe, Avó, Professora, Advogada, catadora, costureira, cozinheira… todas vocês, Mulheres, a nossa homenagem, hoje, no dia 08, e em todos os dias! 

Brasil, 4 de março de 2022, 647  mil mortes por COVID-19, e 13,9 milhões de desempregados, e epidemia da Influenza H3n2.

Paulo Henrique de Oliveira é mestrando em administração pública, pós-graduado em direito administrativo, com MBA em gestão pública, extensões em ciências políticas, direito eleitoral e ciências sociais, e graduações nas áreas de administração de empresas, gestão de negócios, ciências políticas, e direito. É o Executivo do Podemos no Estado do Paraná, Ex Secretário de Saúde de Paranaguá, e atual Secretário de Saúde de Matinhos.

Continuar lendo
Publicidade