conecte-se conosco

Legendado

“CONSCIÊNCIA SOCIAL”

Hoje falaremos sobre a onde de Influenza A – H3N2, nova cepa, que vem assolando o Brasil, nessas últimas semanas.

Publicado

em

Hoje falaremos sobre a onde de Influenza A – H3N2, nova cepa, que vem assolando o Brasil, nessas últimas semanas.

Essa nova cepa dominante, da gripe popularmente conhecida como Influenza A, vêm lotando as emergências e hospitais do Brasil, causando grande preocupação. No nosso litoral , até o dia 23 já são 7 casos graves.

Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), faz a seguinte observação: “Os sintomas da gripe e da covid são muito semelhantes, então não é possível fazer esse diagnóstico apenas pelos sintomas clínicos; são necessários os testes confirmatórios. Isso é possível através de exames laboratoriais rápidos, que indicarão se é covid ou influenza”, portanto, o diagnóstico somente pode ser concretizado através da exclusão, de modo que se faz necessário fazer o teste para COVID-19, e este acusando negativo, passa a se constatar se é a nova cepa da gripe influenza.

Pro Natal ser Feliz, não podemos nos esquecer que nessa época de final de ano, onde há comemorações festivas, e, muita aglomeração, é necessário termos consciência social para prevenção, tanto em continuidade dos protocolos de segurança da COVID-19, quanto para a Influenza A – H3N2, pois ambas são de fácil e rápida disseminação, com complicações bastante severas.

Portanto, além do distanciamento, uso de máscara, álcool gel, precisamos nos manter em hábitos saudáveis de hidratação, e evitar locais fechados e aglomerações, pois, diferente disso, teremos duas pandemias concomitantes.

Vemos os Estados de Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo, que faz divisa com o Paraná, com muitos casos preocupantes. O Paraná confirmou 20 casos e uma morte, já neste quase início de epidemia.

Portanto, não devemos esperar somente das autoridades de saúde para a contenção do surto, mas sim, precisamos exercer a consciência coletiva, para que não tenhamos um ano de 2022, com uma nova pandemia e novas medidas restritivas, em virtude da população não se conscientizar da gravidade da nova situação.

Brasil, 24 de dezembro de 2021, 618  mil mortes por COVID-19, e 13,9 milhões de desempregados.

Que o nascimento de Jesus, faça renascer em nossos corações, a fé, o amor, e a esperança de dias melhores. Feliz Natal!

Por Paulo Henrique de Oliveira

Com a contribuição da Advogada Lívia Moura

Paulo Henrique de Oliveira é mestrando em administração pública, pós-graduado em direito administrativo, com MBA em gestão pública, extensões em ciências políticas, direito eleitoral e ciências sociais, e graduações nas áreas de administração de empresas, gestão de negócios, ciências políticas, e direito. É o Executivo do Podemos no Estado do Paraná, Ex Secretário de Saúde de Paranaguá, e atual Secretário de Saúde de Matinhos.

Continuar lendo
Publicidade