Connect with us

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Uma singela homenagem a um grande pesquisador: Carlos Soares

Durante o mês de junho o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP dedicou-se a temas ambientais, justamente por ser 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Publicado

em

Durante o mês de junho o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP dedicou-se a temas ambientais, justamente por ser 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente. Comentou-se, então, sobre a comemoração em si e a respeito do bicudinho-do-brejo. Encerramos o mês com um assunto que não era previsto, no entanto, achamos justo na área ambiental uma homenagem ao Geólogo, professor do Centro de Estudos do Mar – CEM/UFPR Carlos Roberto Soares, que nos deixou pesarosos com a sua partida no mês de maio deste ano, jovem ainda.

Sua vida foi totalmente dedicada às pesquisas sobre oceanografia, sabia como ninguém as questões relacionadas às correntes marinhas do nosso litoral. Junto com Paulo da Cunha Lana foi autor de um Atlas intitulado “Baía de Paranaguá: mapas e histórias”, resultado da pesquisa incansável sobre os mapas antigos e dados difíceis de se encontrar, com isso foi facilitado o entendimento sobre a história do litoral paranaense, sendo um dos documentos mais procurados na Biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP.

Apesar da sua formação, Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, e de todo o seu conhecimento, acumulado em anos de estudos, o Carlos Soares exalava humildade e simpatia, fazendo com que todos se sentissem bem na sua presença.

Por vezes, pessoas tão especiais fazem trabalhos maravilhosos em nosso litoral, porém a população não sabe ou não reconhece o esforço exigido para entender o nosso complexo, frágil e lindo litoral, por isso o IHGP encerrou o mês de junho trazendo a público o professor Carlos Soares, alguém que ficará para sempre no coração dos seus familiares, amigos, colegas e alunos do CEM e de todos que tiveram oportunidade de conhecê-lo.

Com certeza o resultado de suas pesquisas e o amor que transmitiu aos jovens pelos estudos será de grande valia para a continuidade da história do litoral paranaense.

Guadalupe Vivekananda Fabry

Diretora da Biblioteca – IHGP