Grande Mar Redondo era o nome que os primeiros habitantes deram à baía, é o significado de Paranaguá em tupi-guarani.
Paranaguá é abençoada pelas riquezas que a rodeia.
É a Serra do Mar, é o manguezal, é o Rio Itiberê, é o Oceano Atlântico, são ilhas exuberantes. Uma cidade contornada de valiosíssimas faces reveladas pelo Meio Ambiente.
O dia 27 de maio, Dia Nacional de Mata Atlântica, data alusiva à carta escrita pelo Padre Anchieta quando descreveu as belezas das florestas tropicais. Foi em 1560 o primeiro registro sobre a nossa mata que ao longo de 450 anos recebe admiração. A Mata Atlântica é a segunda reserva florestal do país. Sua biodiversidade e ecossistema são uma das mais completas do planeta.
O manguezal com papel importantíssimo para preservação de algumas espécies marinhas também é encontrado nesse grande mar.
O principal produtor econômico do Paraná está na magnífica riqueza ambiental, o Oceano Atlântico gera trabalho, suor, riquezas e desenvolvimento.
A Ilha dos Valadares, o maior bairro com mais de 30 mil habitantes, é cercada por águas que correm com histórias, com tradição, pelo homem e mulher caiçara, que trabalham e se divertem nas batidas do tamanco do fandango.
O Meio Ambiente parnanguara é obra prima do Criador, ele é dono de belas paisagens, produz riquezas, gera emprego através do porto, promove festas gastronômicas nas ilhas, é promissora de um turismo sustentável. É de valor imensurável.
Nosso Meio Ambiente é um presente de Deus para nossa gente. Terra de paixões, de encantos de eternas recordações.
Leandro Mendes
Diretor de Geografia – IHGP