conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

PROFESSORA DIVA VIDAL, UM SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO PARANAENSE

Publicado

em

Prof.ª Maria Helena Mendes Nízio

A professora Diva Vidal nasceu em Paranaguá no dia 25 de agosto de 1911 e, aos 17 anos, iniciou a sua carreira no magistério como professora de Educação Física, passando depois a lecionar Matemática no então Ginásio José Bonifácio. Também foi professora na Escola Normal Dr. Caetano Munhoz da Rocha, ambos de Paranaguá. Em Curitiba, lecionou Matemática no Instituto de Educação e no Colégio Estadual do Paraná, do qual foi Diretora nos anos de 1986 e 1987. Ela foi um exemplo de dedicação e amor ao ensino paranaense. 

Dona Diva, como era chamada, formou-se professora pela Escola Normal de Paranaguá e, apesar de não ter nenhuma graduação superior, recebeu, em 1957, o Título de “Professor Honoris Causa” da Faculdade Norte do Paraná e, em 1993, recebeu do Ministério da Educação a “Comenda da Ordem do Mérito Educativo Nacional”, no Grau de Cavaleiro. Essas honrarias mostram o reconhecimento e o agradecimento por um incansável trabalho desenvolvido em prol da educação paranaense durante 77 anos, dos seus 94 vividos. De Paranaguá, dona Diva também recebeu, em vida, uma linda homenagem. Por ter sido grande incentivadora da música nas escolas e reconhecendo o seu grande amor e interesse musical, teve o seu nome escolhido para ser a patrona do primeiro coral de professoras de Paranaguá, o Coral Diva Vidal que, sob a regência da professora Rachel Costa, representou, com grande sucesso, a nossa cidade com brilhantes apresentações, tanto no Brasil como no exterior.        

Ao longo de sua carreira, Diva Vidal ajudou a implantar a Escola Pública no Paraná viajando num jipe pelo interior do Estado, enfrentando muitas dificuldades em estradas de chão batido e esburacadas, passando por cidades sem luz ou água encanada, enfrentando o perigo dos insetos que proliferavam naquelas regiões.          

Ela passou por diversos cargos na Secretaria de Educação sendo Inspetora, Interventora, Delegada de Ensino, o que equivale hoje à Chefe do Núcleo Regional de Ensino.  Num documentário feito pelo CETEPAR (Centro de Treinamento do Magistério do Paraná), dona Diva falou sobre a sua trajetória como educadora e elogiou os professores do nosso Estado que, segundo ela, sempre se dedicaram com muita energia para vencer os obstáculos da profissão. Encerrando o documentário, ela se disse realizada em seu trabalho e enviou a seguinte mensagem aos professores que ela tanto estimou: “Quando chegarmos ao fim de nossa carreira, olharemos para trás e, vendo a grande estrada percorrida, nós nos sentiremos felizes por termos dado um pouco de nós, ou o que pudemos de nós, para essas novas gerações”.

Dona Diva faleceu de parada cardíaca, em Curitiba, aos 94 anos, no dia 06 de março de 2006.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress