conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

PARANAGUÁ: RUMOS AOS 373 ANOS

Eis que chegou o mês de julho de 2021 e um parnanguara já fica na expectativa das festas de comemoração de aniversário do Município, no dia 29

Publicado

em

Eis que chegou o mês de julho de 2021 e um parnanguara já fica na expectativa das festas de comemoração de aniversário do Município, no dia 29. Este ano, porém, não festejaremos novamente, pois a pandemia ainda não acabou. Não é por isso que vamos deixar a tristeza tomar conta dos nossos corações, pois sabemos que Paranaguá nos seus 373 anos continua aquela cidade acolhedora, cheia de histórias e poesias.

Paranaguá, brilhante história em épocas distantes. Doces reminiscências de tudo o que se ouviu de nossos antepassados. E ela em troca, através dos séculos, conquistou seus corações. 

Torrão Carijó, belíssimo lugar, que o índio o chamou de Paranaguá, de onde nasceria o Paraná.

Da mística visão de Gabriel de Lara, luso forasteiro, à Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá, terra de vultos ilustres, que de geração a geração, transmite muito amor a todos que se aproximam dela, em elo forte de recanto e esplendor.

Agradecemos a Deus, aos indígenas e aos desbravadores dessa terra linda. Paranaguá, recanto de amor, poesia, tradição, cultura, princesa descendente dos “Tupi”, cidade dos Carijós, que é tudo para nós, a mais bela cidade dos amores. 

Viveremos por ti, Paranaguá dos nossos sonhos, das nossas alegrias, de mística beleza, cantaremos eternamente “às margens calmas desse rio encantador”, o teu Itiberê, recebendo a luz prateada do luar, como deusa da beleza, na forma divinal da própria natureza, nos seus encantos mil – guardam os mais belos segredos e magias!

Durante este mês o IHGP contará a história de Paranaguá, como uma homenagem a essa terra que nos acolheu e que se transformou no cenário de nossas vidas.

Sonia Machado

Historiadora

Diretora Secretária do IHGP

Continuar lendo
Publicidade

Em alta