Ginés Gebran
Falar acerca do Professor é, na verdade, o mesmo que esquadrinhar os escaninhos da evolução moral e intelectual do homem, alçado às cumeeiras da sabedoria, da verdade e do bem.
O Professor com P maiúsculo, vence as dificuldades inerentes a cada curso, soluciona os problemas vinculados às disciplinas, dissipa aas dúvidas dos seus alunos. É o espelho em que, através dos seus gestos, atos e palavras, eles se miram; o oásis onde se dessedentam da natural ânsia de saber; a bússola que norteia os seus insipientes anseios, sonhos e ideais. Onde se fizer necessária uma lição a ministrar, ele a ministra; onde surgir um erro a corrigir, corrige-o; onde houver uma dúvida a resolver, resolve-a, doutrinando, orientando, dando-se, servindo, pois é assim que ele se realiza.
O Professor educa, sobretudo pelo bom exemplo. Corrige defeitos, suprime excessos, emenda hábitos, aconselha, ampara, guia, mas não interfere adulterando o pensamento ou restringindo a capacidade de improvisação e criatividade dos seus discípulos, nem lhes impõem suas próprias ideias, mas adota o raciocínio que persuade e convence, a simpatia que atrai e afiniza, a benevolência que tolera e perdoa.
Diz Condorcet: “A função do Professor requer doçura e firmeza, paciência e zelo, benevolência e dignidade, espírito de exatidão, flexibilidade e método. É profissão que se lhe consagre a vida toda, ou pelo menos, grande parte dela.”
O professor verdadeiramente integrado em seu mister sentirá grande alegria em seu labor diuturno, em executar com justeza e capricho tudo aquilo que faz. Mas, para que desempenhe cabalmente sua árdua, porém, nobre tarefa, cada dia mais difícil, complexa, cheia de responsabilidade e do anseio de construir um mundo novo e melhor, necessita de aprimoramento e atualização cultural. Com Wells diremos que “a escola deve ser para o mestre o altar onde ele oferece a sua vida a Deus.”
Honrosa e dignificante é a missão do Professor que, além do mais, pode orgulhar-se de pertencer a essa classe de Mestres geniais de todos os tempos e todas as nações. […]
Na História da Pedagogia, Jesus é o Grande Mestre, o excelso modelo de todos os professores.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Nosso preito de homenagem a esses heróis anônimos que se dão integralmente pela vida à fora, ao sagrado empenho de estruturar moral e intelectualmente a infância e a mocidade de hoje, futuros dirigentes da Pátria de amanhã; nossa eterna gratidão a esse soldado desconhecido que se lança, de viseira erguida e peito aberto, contra o inimigo comum do ser humano – a ignorância. Nosso respeito e admiração a esse missionário da paz e da harmonia, da ordem e do progresso, que nos fornece a chave áurea da sabedoria com a qual abrimos todas as portas na conquista de nossos sonhos e ideais.