conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Praça Fernando Amaro

Dando continuidade ao texto da semana anterior, o texto de hoje fala sobre uma das praças mais bonitas de Paranaguá, a praça Fernando Amaro

Publicado

em

Dando continuidade ao texto da semana anterior, o texto de hoje fala sobre uma das praças mais bonitas de Paranaguá, a praça Fernando Amaro. A praça, feita em homenagem ao poeta Fernando Amaro de Miranda, foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1906. Consta que para a inauguração cerca de 24 bancos de ferro foram doados pelo coronel Domingos Soriano, presidente da câmara de Paranaguá naquele contexto.  A inauguração foi prestigiada com uma sessão solene realizada pelo prefeito, João Guilherme Guimarães e contou com a participação de escritores, da loja maçônica Perseverança e “homens de letras” daquela época.  O coreto foi adquirido apenas em 1915, durante a gestão do prefeito Caetano Munhoz da Rocha. Esse coreto foi adquirido na fundição indígena do Rio de Janeiro e pago com recursos da câmara.

A praça foi desenhada para se situar num local estratégico, próximo à estação ferroviária de Paranaguá. Fazendo jus ao poeta homenageado, sempre foi um local onde ocorreram muitas apresentações artísticas e musicais. Era um local bastante concorrido pelas bandas musicais e artistas, sobretudo, no início do anoitecer, para a realização de apresentações. Era também um dos lugares onde os operários e pescadores realizavam manifestações e passeatas.  Em poucos anos após sua inauguração, tornou-se um ponto central da cidade. Consta que na década de 1930, o ônibus que fazia o trajeto Paranaguá-Curitiba partia dessa praça. A beleza da praça sempre atraiu o olhar dos visitantes e turistas que chegavam a Paranaguá.  Por muito tempo e ainda nos dias atuais, foi um ponto de encontro dos foliões e blocos durante o carnaval, tema esse que abordaremos na próxima edição.

Priscila Onório Figueira

Historiadora

Fontes utilizadas

HEMEROTECA DIGITAL DA BIBLIOTECA NACIONAL.  Diário da Tarde. Curitiba, ed. 2358, 13 de novembro de 1906. p. 2. 

A República: orgam do partido republicano, Curitiba, ed.268, 13 de novembro de 1906, p. 2.

A Notícia. Curitiba, ed. 314, 16 de novembro de 1906, p. 2.

IHGP-PARANAGUÁ. Mensagem dirigida à Câmara Municipal de Paranaguá pelo prefeito Dr. Caetano Munhoz da Rocha, prefeito do município na 1ª sessão ordinária do exercício de 1915. Curitiba: Tipografia Casimiro Warchalowski, 1915.