Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

CAMINHO DA GRACIOSA

No início do povoamento do litoral, os caminhos existentes não passavam de toscas trilhas

No início do povoamento do litoral, os caminhos existentes não passavam de toscas trilhas, onde transitavam quase só pedestres ou pequenas tropas de muares.

O Caminho da Graciosa, quando era apenas uma trilha, por algum tempo esteve conectada em parte ao Caminho do Itupava, e tinha ramais ligando a Morretes e a Antonina.

Fagnani, Fiori e Wageck (2006) citam registros de seu primitivo traçado: “por volta de 1643, o Capitão Povoador Gabriel de Lara partiu de Paranaguá contornando a Ilha Graciosa (do Corisco) e subindo o rio Graciosa (Faisqueira e depois Xaxim) até o limite da maré na junção do rio Curitibaíba onde estabeleceu um porto. Penetrando por terra, abriu a picada até a trilha indígena, subindo a Serra Jaguarapira (Graciosa) acompanhando o rio Itaupava (Mãe Catira) até o Corvo, nas cabeceiras do Rio Taquari”. O nome “graciosa” foi originado da vegetação existente na Ilha do Corisco. E depois esta ilha passou a ter esta mesma denominação.

Com o desenvolvimento da economia paranaense no início do século XIX os Caminhos do Itupava e do Arraial também não comportavam o tráfego cada vez maior de mercadorias e viajantes.

A Estrada da Graciosa veio atender às demandas comerciais entre litoral e planalto e foi concluída em 1873, obedecendo ao traçado do Engenheiro Henrique Beaurepaire Rohan. Este Engenheiro Militar e Tenente Coronel foi contratado pelo Governador Conselheiro Zacarias Góis e Vasconcelos para vistoriar os Caminhos do Arraial, Itupava e Graciosa e projetar uma estrada que permitisse o tráfego de carroções.

 Hoje denominada PR 410, a estrada de rodagem foi construída aproveitando alguns trechos do centenário caminho, preservando o calçamento original, e em outros pontos apenas o cortou, tornando-se um importante roteiro turístico paranaense.

 

Carla Cristina Tonetti Zaleski

Diretora de Geografia – IHGP

Você também poderá gostar

CAMINHO DA GRACIOSA

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


CAMINHO DA GRACIOSA

IHGP

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), divulga a cultura, história e geografia de Paranaguá e do Litoral do Estado do Paraná, sendo uma fonte de pesquisa para as diversas necessidades.