conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

A Praça Marinha do Brasil

Publicado

em

Sucessão no IHGP

A Praça Marinha do Brasil, situa-se próxima à Estação Ferroviária de Paranaguá, entre as Avenidas Maximiliano da Fonseca, Arthur de Abreu e o início da Júlia da Costa. Através da lei municipal 1000 de 16 de outubro de 1974, foi autorizado ao poder executivo dar a denominação de praça Almirante Tamandaré. Em 06 de outubro de 1997, através da lei nº. 299/97, o nome da praça foi mudado de Praça Almirante Tamandaré, para Praça Marinha do Brasil. 

A praça homenageia grandes personagens da Marinha, entre eles o Almirante Tamandaré, figura importante nos conflitos platinos e na Guerra do Paraguai. Homenageia também dois heróis da Batalha do Riachuelo, o Almirante Barroso e o Imperial marinheiro, Marcílio Dias. A praça também conta com uma réplica do Farol das Conchas. A construção dessa réplica foi feita para homenagear a Marinha do Brasil, responsável pela manutenção do Farol das Conchas, situado na Ilha do Mel. Recentemente, a praça foi revitalizada pela prefeitura Municipal de Paranaguá. O espaço da praça é bastante frequentado pela população por estar localizado próximo à Estação Ferroviária de Paranaguá e ao Terminal Urbano de Paranaguá. 

No dia 27 de fevereiro de 2022, o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá esteve presente na cerimônia para a revitalização da praça que foi realizada pela Capitania dos Portos. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades. Cada praça e monumento da cidade de Paranaguá tem sua história e para os membros da Diretoria do IHGP, foi uma honra participar desse evento. 

Almir Silvério da Silva

Diretor do MIS-IHGP Biênio 2021-2022

Referência Bibliográficas

FOLHA DO LITORAL NEWS. Praca Marinha do Brasil é revitalizada pela Prefeitura-de Paranaguá. Paranaguá, 6 de março de 2020. Disponível em: https://folhadolitoral.com.br/marinha-do-brasil/praca-marinha-do-brasil-e-revitalizada-pela-prefeitura-de-paranagua.

PARANAGUÁ. Lei ordinária 1000 de outubro de 1974. Autoriza o poder executivo a dar a denominação de Praça Almirante Tamandaré a uma das praças da nossa cidade. Disponível em: https://acervo.cloudsoftcam.com.br/PR/PARANAGUA/importacao/anexos/LEI-ORDINARIA-1000-1974-bc4e4c4f7-OFICIAL.pdf 

PARANAGUÁ. Lei promulgada n. 299/1997. Muda a denominação de Praça Almirante Tamandaré para Praça Marinha do Brasil. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/pr/p/paranagua/lei-promulgada/1997/30/299/lei-promulgada-n-299-1997-muda-a-denominacao-de-praca-almirante-tamandare-para-praca-marinha-do-brasil?q=pra%E7a%20Marinha