conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

AS COMEMEMORAÇÕES E HOMENAGENS A SÃO BENEDITO

Publicado

em

As comemorações a São Benedito são celebradas por todos os devotos da comunidade católica homenageando-o como santo padroeiro dos afrodescendentes, cozinheiros e donas de casa.

O culto à São Benedito foi também apropriado pelas religiões de matriz africana: na umbanda, ele é o “preto velho”, e há uma relação dele com os orixás, tanto na umbanda como no candomblé, ele é o orixá “Ossain”, da cura.

São Benedito, filho de escravos de origem etíope na Itália, nasceu na Sicília em 27 de dezembro de 1524 (algumas fontes sugerem o ano de 1526) e viveu até 4 de abril de 1589. Conhecido por sua pele escura, era apelidado de “mouro” e sua história possui duas versões: uma afirma que ele nasceu na Sicília, enquanto outra defende que foi um escravo capturado no norte da África. Foi beatificado em 1743 e, enfim, canonizado em 1807.

A Igreja de São Benedito em Paranaguá é uma construção histórica preservada, memorável na colonização do sul do Brasil, uma das melhores e mais autênticas edificações do estilo colonial brasileiro em solo paranaense. Sua construção teve início em 1784, no mesmo local onde ficava Igreja das Mercês e, portanto, trata-se de uma das mais longas raízes históricas da religiosidade paranaense, datando sua origem primitiva no séc. XVII.

A Irmandade de São Benedito em Paranaguá, nasceu na Igreja das Mercês e teve sua oficialização em 1710, ela era composta por escravos e alforriados.

São Benedito, sendo uma figura venerada em várias festividades (congadas, cavalhadas, marujadas etc.), levou diferentes regiões do país a escolherem uma data específica para celebrar e honrar sua memória. Em Paranaguá e em várias cidades brasileiras, as comemorações começam na última semana de dezembro, (São Benedito nasceu no dia 27) com a realização de novenas, culminando com a procissão realizada no dia primeiro de janeiro.

Por uma deferência canônica especial concedida à CNBB, pelo Vaticano, em 1983, o Brasil determinou o dia oficial de São Benedito em 5 de outubro, nos demais países, a comemoração se dá em 04 de abril, aniversário da morte do Santo.

Até hoje, os devotos conservam o costume de colocar a imagem de São Benedito na cozinha, para que não falte à família o alimento necessário, mas a humildade foi a característica mais marcante de sua trajetória religiosa.

Almir Silverio da Silva, cidadão parnanguara.

Referências: Jornal Folha do Litoral e consultas ao acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguáhttps://www.bbc.com acessado em 08/01 por AlmirSS

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress