conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

A VIDA OCULTA DA FLORESTA

Publicado

em

Unindo os estados do Paraná e São Paulo temos a majestosa Serra do Mar, com uma floresta exuberante guardando o que restou de nossa Mata Atlântica.  Esse pedacinho de natureza é o lar de muitas espécies de mamíferos que contribuem para o equilíbrio desse ecossistema, fundamental para a nossa sobrevivência, sendo os principais a qualidade do ar, a disponibilidade hídrica e regulação do clima.  

Mas você conhece esses moradores da floresta? É muito comum caminhar na Mata Atlântica e não se observar mamífero algum, porém, não se engane, eles estão lá!! É só olhar com atenção que logo conseguimos ver uma pegada de cachorro do mato, tatu, veado, cateto e quem sabe da onça parda. Calma, não precisa ter medo de onça não. Ela é muito tímida e precisa da floresta para viver. As onças pardas só saem da floresta quando falta comida ou tem alguma galinha ou carneiro dando sopa. Por isso é só prender os seus animais e não deixar de presente para a onça que a paz pode reinar entre nós humanos e animais.

Há mais de 15 anos temos trabalhado na região da Serra do Mar do estado do Paraná e sul de São Paulo, instalando câmeras fotográficas para flagrar esses animais na floresta. É muito legal quando finalmente conseguimos vê-los, mesmo que seja em foto e vídeo. Nós já registramos mais de 20 espécies de mamíferos de médio e grande porte (aqueles com mais de 2 kg) das mais diferentes formas. Já “pegamos” veados, porcos do mato, jaguatirica, paca, tatu do rabo mole, tamanduá mirim, onça parda, mangueiro, anta, e muitos outros.  No entanto, não só de alegrias nosso trabalho é feito. Infelizmente vimos que esses animais não estavam presentes em toda a floresta. Algumas dessas espécies, como a anta e o porco do mato, já não estavam mais em vários lugares. Foi quando decidimos expandir o trabalho e criamos o Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar. 

O Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar é um programa de conservação de espécies. Nossa missão aqui é gerar informações com embasamento científico que orientem na prática ações de proteção dos grandes mamíferos que vivem na Mata Atlântica da região da Serra do Mar. 

Já temos feito muita coisa por aqui, mas ainda temos muito a fazer.

Num próximo artigo, vamos contar para vocês sobre a onça pintada.

Não percam!!!

Até lá!!

Bianca Ingberman e Roberto Fusco Costa

Pesquisadores do IPeC

Pesquisadores convidados do IHGP