Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

A IMPORTÂNCIA DOS RIOS NA HISTÓRIA

Assim se sucedeu em várias regiões do Planeta, onde os rios tiveram um papel essencial para o estabelecimento dos primeiros povoados.

No mês de novembro, nesta Coluna, apresentamos três artigos sobre o rio Itiberê, sem dúvida este rio é um exemplo bem didático sobre a importância dos rios na história da humanidade. Podem ser citados como fundamentais o rio Ganges para a Índia, o rio Nilo para o Egito, Tigre e Eufrates para a Mesopotâmia (atualmente Kuwait e Iraque). Assim se sucedeu em várias regiões do Planeta, onde os rios tiveram um papel essencial para o estabelecimento dos primeiros povoados.

Os mares, as baías e os rios facilitaram e facilitam até os dias atuais o transporte de bens e pessoas, como também, no caso dos rios de água doce, o abastecimento de água e a fertilidade do solo para as plantações. De itinerantes que eram os povos antigos, tornaram-se fixos em determinadas áreas onde pudessem sobreviver por longo tempo, onde existisse água potável e áreas férteis para plantar.

Rios sempre serviram para a integração de povos e até de nações, por oferecer base alimentar, viabilizar e interligar o comércio.

Além dos exemplos já citados, ao longo do rio Danúbio, na Europa, as monarquias que ao longo dos séculos, alternadamente, dominaram as terras banhadas por este rio, cuidaram, assim, do domínio político das terras por nacionalidades diversas, que hoje em dia representam países de intensa troca de mercadorias entre a Ásia menor e o continente europeu. Desse modo o intercâmbio político-étnico foi gerado.

Rios servem como vias (e veias) de comunicação, de informação, de comércio e da inserção dos países com o mundo. O rio Reno, que nasce nos Alpes suíços e desemboca no Atlântico norte (Holanda), já nos velhos tempos transportou as madeiras da Floresta Negra do interior da Alemanha, França e Suíça até os portos da Holanda, de onde foram levadas para o mundo todo.

No antigo Egito, com validade até hoje, as margens do rio Nilo só têm fertilidade por meio das frequentes enchentes que levam nutrientes do rio à terra firme, altamente importante em um país predominantemente formado por áreas desérticas, garantindo sua produção agrícola.

No Brasil e na América do Sul os rios desde os tempos da descoberta, formam os guias para a ocupação e exploração de terras.

Sob o ponto de vista ambiental alguns usos foram e ainda são inadequados e alteraram em muito as condições naturais dos rios. Vamos cuidar dos nossos rios e, dessa maneira, cuidar do futuro!

Guadalupe Vivekananda Fabry

Você também poderá gostar

A IMPORTÂNCIA DOS RIOS NA HISTÓRIA

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


A IMPORTÂNCIA DOS RIOS NA HISTÓRIA

IHGP

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), divulga a cultura, história e geografia de Paranaguá e do Litoral do Estado do Paraná, sendo uma fonte de pesquisa para as diversas necessidades.