conecte-se conosco

Fabiano Montez

É na zona do desconforto que as coisas acontecem…

Publicado

em

Zona de conforto” é um termo usado para explicar um estado de espírito/postura de comodismo, de estagnação, de aceitação da situação em que nos encontramos mesmo que ela não nos agrade ou seja desfavorável para nós.

Porém, o que muita gente não se toca é que essa zona, por mais confortável que pareça à princípio, é uma das maiores inimigas do nosso sucesso profissional e pessoal, pois nos passa a sensação de “segurança” e nos faz pensar – equivocadamente – que não precisamos evoluir, buscar novos desafios ou correr riscos.

Além disso, um dos grandes problemas é que apenas nós mesmos conseguimos detectar (ou assumir?) quando estamos nela. A partir desse momento,  entram sentimentos conflitantes e eventualmente nos iludimos.

Há muitos perigos quando nos entregamos a essa postura, veja 4 desses perigos:

  1. ESTAGNAÇÃO – A zona de conforto é segura e aconchegante, né? Mas ela nunca será próspera. Nela o que você vai encontrar é “mais do mesmo” que você tem hoje, correndo o risco de, ainda assim, perder tudo que conquistou por falta de motivação ou de se atualizar.
  1. FALTA DE PERSPECTIVA – Permanecer na zona de conforto é perigoso. Você percebe seus objetivos cada vez mais distantes e enxerga um futuro sem perspectivas de crescimento ou evolução. Você se sente “patinando”, sem sair do lugar, e isso é frustrante.
  1. INSEGURANÇA – A falta de perspectiva, somada a frustração da estagnação na carreira, fazem você começar a duvidar de si mesmo e, eventualmente, achar que é incapaz de progredir, afundando ainda mais em sua zona de conforto.
  1. PROCRASTINAÇÃO – O desestímulo da rotina impede que você aja. Tudo fica para depois, quando for o momento certo, quando tudo estiver “perfeito”. E isso nunca vai acontecer. Assim, você entra em crise, porque não faz exatamente o que sabe que deve ser feito.

Diante disso, devemos nos aventurar com mais frequência na “zona do desconforto”. Lugar no qual, inicialmente, o conforto não tem vez, podendo até ser um ambiente hostil, mas que certamente nos trará coisas novas e possibilidades de melhorar o que até então pode estar bom, mas certamente poderia estar muito melhor.

Finalizo então, deixando claro que, estar atento aos detalhes e demonstrar seu incômodo quantas vezes for necessário, te mantém no caminho para o seu sucesso.

Desejo dias abençoados, e vamos juntos!

Em alta

plugins premium WordPress