O Museu Paranaense abriu na última quarta-feira, 27, a exposição individual da artista Iria Corrêa, precursora das artes visuais no Paraná. Com curadoria de Amélia Siegel Corrêa e Giselle de Moraes, a mostra “Em foco: Iria Corrêa” é composta por obras do acervo e coleções particulares, objetos pessoais e uma fotografia (daguerreótipo) (Acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá) pouco conhecida da artista.
O evento integra a programação do Mês das Mulheres da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), que evidencia o protagonismo das mulheres em diferentes áreas artístico-culturais. Para a diretora do Museu Paranaense, Gabriela Bettega, “é uma satisfação trazer à luz as obras da artista Iria Corrêa. A mostra será formada por obras do acervo do museu, de coleções particulares e outras instituições. Todo esse esforço tem como objetivo apresentar sob uma nova abordagem uma artista ainda pouco conhecida e com uma produção fértil”, comentou.
Nascida em uma família tradicional de Paranaguá em 20 de outubro de 1839, Iria foi a segunda filha entre nove irmãos. Aos 10 anos foi matriculada no Colégio Particular Feminino James, das britânicas Jéssica e Willie James, onde se destacou nas aulas de música e pintura. A artista produziu obras em crayon, pastel, aquarela e óleo.
Entre os temas retratados estavam imagens de santos, paisagens, naturezas-mortas e retratos. Iria Corrêa foi contemporânea de figuras como Julia da Costa e Fernando Amaro, e é considerada uma das mulheres mais instruídas de seu tempo. Seu pioneirismo está, principalmente, na carreira que desenvolveu como artista em uma época em que as mulheres eram quase invisíveis enquanto profissionais. Ela recebia encomendas, dava aulas e, por um determinado momento, sustentou sua família com seu trabalho – é considerada a primeira mulher a se dedicar profissionalmente à pintura no Paraná. Iria faleceu aos 48 anos, em 14 de março de 1887.
3.° Salão de Artes Visuais de Pinhais
Estão abertas até o dia 05 de abril as inscrições para o 3.° Salão de Artes Visuais de Pinhais. O evento é promovido pela Prefeitura por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Serão aceitas para seleção obras de artistas de todo o território nacional e exterior, inseridas no contexto contemporâneo, executadas a partir de 2017. As obras selecionadas serão expostas no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann de 5 a 28 de junho. Segue o link para consultar o regulamento e documentos para inscrição:
https://pinhais.atende.net/?pg=subportal&chave=92#!/tipo/pagina/valor/1786.Mais informações através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3912-5253. Departamento de Cultura – Secretaria de Cultura Esporte e Lazer – Prefeitura Municipal de Pinhais.