Cultuando

Gravura, Xilogravura e Litografia…

A técnica da Gravura nada mais é do que uma linguagem visual que representa um tipo de arte, como pinturas e relevos.

4rz9oo3q 1591990778

 Três técnicas para a arte pensar

A técnica da Gravura nada mais é do que uma linguagem visual que representa um tipo de arte, como pinturas e relevos. Com essa técnica, a imagem é obtida por meio da impressão de uma matriz, na qual um desenho é gravado com uma ferramenta chamada buril. Trata-se de um modo de reprodução assinado e numerado que conta com forte valor artístico. Afinal, por meio dessa técnica, o artista produz peças únicas e dispensa artifícios tecnológicos. A história da gravura é mais antiga do que muita gente imagina. Ela foi particularmente importante no século II, quando os chineses, por meio de pedras e madeiras, gravavam sua arte. No ocidente, a gravura teve seu início junto com o surgimento do papel, no século XIV. Porém, foi em meados do século seguinte, na Alemanha e na Itália, que a técnica começou a ganhar fama. Desenvolvido por ourives, esse método se propagou por toda a Europa. Desse período em diante, os artistas que utilizaram a gravura no ocidente começaram a ser chamados de Mestres da Gravura. Um dos gravadores mais conhecidos da história foi Albrecht Dürer, o principal artista alemão do século XVI. Já no século XVII, o trabalho em gravura do pintor espanhol Francisco de Goya ficou conhecido. No século XIX, a evolução da comunicação resultou em maior interesse por peças de arte. Nesse período, o francês Gustave Doré criou gravuras consideradas obras primas da ilustração já no século XX, artistas como Andy Warhol, utilizaram uma das mais famosas técnicas de gravura, a serigrafia, para compor suas obras.  

De origem chinesa, a xilogravura é uma técnica que significa gravura em madeira. Por meio dela, é entalhada na madeira a imagem a ser impressa com o auxílio de um instrumento cortante. Assim, o artista deixa em relevo a parte que deseja reproduzir e, logo, faz uso de uma tinta para pintar a área em relevo.

Depois disso, é utilizada uma prensa para fazer pressão e, logo, aparece uma impressão em alto relevo que exibe a imagem. No Brasil, a xilogravura foi muito usada para ilustrar textos de literatura de cordel. Clique aqui e saiba tudo sobre o assunto! A litografia um tipo de impressão que acontece a partir da criação de uma marca sobre uma placa de metal ou pedra calcária. O desenho é registrado por um instrumento gorduroso. Dessa forma, o processo de impressão acontece pelo acúmulo de gordura na superfície do material e a imagem aparece por meio de uma prensa litográfica.

Gravura, Xilogravura e Litografia…

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.