Connect with us

Cultuando

Dia Mundial da Arte

A data foi escolhida pela International Art Association e é um marco relativamente recente

Publicado

em

A data foi escolhida pela International Art Association e é um marco relativamente recente – foi aprovada em 2012. A principal intenção do World Art Day é “promover a consciência da atividade artística em todo mundo”. Em momentos difíceis como o que estamos atravessando, essa consciência é mais do que nunca, essencial. E porque precisamente 15 de abril? Porque esta data marca o nascimento de Leonardo da Vinci.

Site oferece passeio virtual em 360 graus

O Site do Itaú Cultural oferece passeio virtual em 360graus pela mostra Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu. Mesmo com as atividades presenciais interrompidas, é possível visitar a mostra que apresenta um panorama dos 30 anos de trabalho da artista. Com um vídeo gravado em 360 graus, sem sair de casa, pelo site do Itaú Cultural, o público é conduzido pela própria Sandra em um mergulho em seu universo. Lembrando que outros vídeos e entrevistas com ela também estão disponíveis no mesmo endereço eletrônico para quem quiser acessar.

A mostra Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu, encerrada durante este período de recolhimento, junto às demais atividades presenciais do Itaú Cultural, pode ser visitada desde o dia 6 de abril no site (https://www.itaucultural.org.br/). Com curadoria de Paulo Herkenhoff e presente em três andares da organização, a mostra foi transposta para o digital por meio de uma câmera 360 graus, que dá liberdade para o visitante se mover livremente pelos espaços, tendo uma visão completa da exposição. Em aproximadamente cinco minutos de vídeo, o público virtual é conduzido pelos três pisos do espaço expositivo, podendo escolher para qual eixo da mostra pretende olhar enquanto a própria artista comenta o processo de construção da curadoria e a seleção que faz uma panorâmica de 30 anos de sua produção. Ela comenta, ainda, o seu processo de criação e referências, deixando-se também, por vezes, perder-se em devaneios, transbordando seu lado poético e sensível.

Para a realização desta visita online, o Núcleo de Audiovisual e Literatura da instituição se baseou em textos e entrevistas da artista. Neste diálogo entre o seu pensamento e o visitante, por meio da tela, por exemplo, foram exploradas pausas mais longas em determinados espaços e elaborada uma paisagem sonora, com sons de água, proporcionando uma verdadeira imersão em seu universo. Neste recorte audiovisual, Sandra fala sobre a importância da educação em sua obra e descreve o espaço como um ambiente amoroso. “Penso que o desenho é a linguagem principal na minha obra”, afirma.