Cultuando

Cultuando

Últimos dias na Casa Brasilio Itiberê da Exposição Conceito Sempre Conceito que expõe obras de sete artistas atuantes no cenário das artes...

 

 “Obras não são concebidas para agradar, mas para fomentar o diálogo entre artista e público…” Paulo Portella Coelho

 

Mostra CONCEITO SEMPRE CONCEITO

Últimos dias na Casa Brasilio Itiberê da Exposição Conceito Sempre Conceito que expõe obras de sete artistas atuantes no cenário das artes visuais em Paranaguá. O visitante terá a oportunidade de apreciar várias técnicas e conceitos de arte cerâmica, entalhe culminando com obras clássicas e conceitos contemporâneos.

 

Mostra de Artes Visuais “Amigos do Claumir”

Permanece até o dia 09 de setembro na Casa da Cultura Monsenhor Celso em Paranaguá a mostra de Artes Visuais “Amigos do Claumir”. São 40 artistas que estão participando, cada um com sua técnica e conceito, o que possibilita a quem for visita-la apreciar uma excelente coleção de estilos no contexto do belo.

 

Arte Pensante

“O artista deve aprender a arte de transpor o que sente no que quer fazer sentir.” Albert Comus

 

Conservação Preventiva e Restauro

Segundo o ICOM – International Council of Museums entende-se por conservação "todas as medidas e ações levadas a cabo para a salvaguarda do património cultural tangível assegurando o seu acesso às gerações presentes e futuras". A Conservação engloba:

Conservação Preventiva – Não se atua diretamente sobre o objeto, eliminam-se os potenciais fatores de degradação, ou seja, intervém-se no meio ambiente em que o objeto se encontra. Exemplos: medidas e ações necessárias para o registo, armazenamento, manipulação, embalagem e transporte, controlo das condições ambientais, planificação de emergência, formação dos profissionais, sensibilização do público.

Conservação Curativa – Atua diretamente sobre o objeto interrompendo ou atrasando a sua degradação; Exemplos: desinfestação de têxteis e de madeiras, desacidificação do papel, consolidação de pinturas murais.

Restauro – Ações sobre o objeto que têm por objetivo restabelecer o valor estético devolvendo ao bem a sua leitura e compreensão. Estas ações só se realizam quando o bem perdeu uma parte do seu significado ou função através de uma alteração ou deterioração. Exemplos: reintegração cromática de pinturas, assemblagem de uma escultura com lacunas, reintegração de lacunas.

 

 

Diogo Rodrigues Alves é Diretor de Arte / Artista Plástico. Sugestões pelo telefone (41) 3038-1697.

Você também poderá gostar

Cultuando

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.