Connect with us

Cultuando

Conservação Preventiva…Continuação

Orientações para a conservação durante a pandemia de Covid-19

Publicado

em

Cubismo

Orientações para a conservação durante a pandemia de Covid-19. 

Qual é o protocolo apropriado para o recebimento de Obras de Arte e outros  materiais de coleções, como devolução de livros da biblioteca, empréstimos de artefatos, espécimes de história natural ou novas aquisições?

Durante o fechamento institucional, atrasar retornos e conceder empréstimos minimizarão os riscos para artefatos e pessoas. Mesmo após a reabertura, isolar os materiais recebidos para dar tempo para qualquer possível contaminação viral se degradar naturalmente é uma medida protetora prudente. A aplicação de qualquer desinfetante ou desinfetante químico no material de coleta não é recomendada. Até o momento, períodos de isolamento conservadores de uma semana a nove dias foram recomendados. Coleções de patrimônio cultural com condições significativamente mais secas ou mais frias podem querer estender o período de isolamento.

Dependendo da quantidade de espaço disponível, o gerenciamento do material recebido pode envolver a criação de uma sala de isolamento temporário ou pelo menos um espaço seccionado. Receba os materiais recebidos enquanto estiver usando EPI (luvas minimamente) e desenvolva um método para rastrear quando os itens ficam isolados e quando estão prontos para serem removidos. Dependendo das restrições de espaço e dos requisitos de recebimento, os materiais podem ser desembalados antes do isolamento ou deixados como recebidos. Lembre-se de que menos desembalagem (e, portanto, menos manuseio) minimiza a exposição da equipe. Descarte com segurança materiais de embalagem indesejados (lembre-se de cuidar da saúde humana em cada estágio de descarte) ou armazene os materiais de embalagem por seu próprio período de isolamento antes de reutilizá-los.

Durante uma pandemia, a transmissão da infecção pode estar ligada ao trabalho com coleções de bibliotecas, arquivos e estudos. Alterações temporárias para retornar aos protocolos de armazenamento e solicitação de cliente que incorporam um período de isolamento entre os usos durante uma epidemia ou ressurgimento em sua região podem ser prudentes. Isolar itens por um período de tempo apropriado em uma zona designada e notificação pós-quarentena. Quando o espaço para quarentena não estiver disponível, devolva os materiais ao seu local de armazenamento permanente e considere o empacotamento se o material estiver em contato direto com outros itens, como coleções de arquivos ou bibliotecas. Sempre que possível, identifique itens isolados nos bancos de dados de coleta e indique o período de isolamento.