O edital Cultura na Rede, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, foi lançado em 2020 com o intuito de atender os artistas locais, dando-lhes a oportunidade de divulgar os seus trabalhos e também para serem subsidiados financeiramente nos projetos que foram analisados e aprovados por estarem de acordo com as cláusulas do referido edital. Isso foi visto como uma forma de aliviar a crise causada pela pandemia, que ainda se faz presente.
À época, fiz um projeto solo intitulado “Como publicar um livro de forma independente”, dividido em duas partes: na primeira, consta um relato sobre a minha trajetória literária; na segunda, o passo a passo de como publicar um livro sem a participação de uma editora, ou seja, cabe ao próprio autor contratar os serviços de revisão, diagramação, capa e outros para a conclusão da obra. Para quem desejar conferir o projeto na íntegra, segue o link: https://youtu.be/afBM4sIuKAE
Com o projeto solo finalizado e, devidamente, divulgado pela Secretaria de Cultura, imaginei que nada mais surgiria, mas ledo engano. Uma prova de que não devemos jamais subestimar a capacidade da renovação dos dias e as surpresas que a vida nos reserva.
Eis que recebi um convite da idealizadora do projeto “Artistas Caiçaras – Mulheres nas Artes, Vanessa Carvalho, para participar desse novo trabalho.
Filmado em formato de documentário, com primorosa edição da Batucaria Produções, o projeto convocou oito mulheres para falar sobre o que desenvolvem, quais são suas inspirações e experiências, seus desafios, como é o processo de criação e a satisfação do produto final e da arte realizada.
São elas: Mary Ellen (ceramista), Sônia Aquino (pintora), Jacinta Costa (pintora), Mariana Lobo (artesã), Maria Clara (desenhista), Kátia Muniz (cronista); Gil Gastaldon (ceramista) e Marga Gaspar (artesã).
No vídeo, todas irradiam um brilho nos olhos, potencializam sua força, sem descuidar da delicadeza e do jeito peculiar de ser mulher. Há uma mistura de orgulho, felicidade e realização na exposição de suas produções.
Vanessa é a nona mulher, mas não dá o ar de sua beleza na filmagem. Prefere ficar nos bastidores e coordenando de longe, deixando o espaço livre para que cada uma comunique a sua obra de forma única.
No mês da mulher, vale a pena conferir esse lindo trabalho e se inspirar com essas nove mulheres, que realizam, registram sua marca e sua identidade por meio da arte.
Segue o link desse trabalho: https://youtu.be/wkXd_-13t40
Acesse e dê o play.
Leia também: Oito de março