Centro de Letras

Centro de Letras

No dia 9 de fevereiro foi comemorado o aniversário da luso-brasileira Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida como Carmem Miranda.....

Carmen Miranda

No dia 9 de fevereiro foi comemorado o aniversário da luso-brasileira Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida como Carmem Miranda. Carmem, filha de um sapateiro português e uma dona-de-casa, saiu de Portugal ainda bebê, por questão de alguns dias não acabara nascendo no Brasil, sua mãe grávida não pode seguir viagem por conta da gravidez que chegava ao fim no dia da partida. Mas o detalhe não impediu que ela fosse a maior referência brasileira da música e da arte no mundo. Iniciou na rádio as apresentações nos palcos cariocas com o grupo Bando da Lua com marchinhas e roupas típicas referentes ao Brasil, o que acabou ganhando notoriedade e rapidamente conquistou os Estados Unidos nos musicais adaptados tempos depois para filmes. O sucesso foi tão grande, que ela ganhou o apelido de A Pequena Notável. Músicas como “Chica Chica Boom Chic” e  “O Que, Que A Baiana Tem”. Do Cassino da Urca entre outras casas de shows no Rio de Janeiro para a Broadway e depois o Cinema. Dos anos 30 aos anos 50, Carmem Miranda, que morreu no dia 5 de agosto de 1955 aos 46 anos, em Beverly Hills Califórnia- EUA tornou-se a figura da música e do cinema a mais imitada e conhecida do mundo depois de Elvis Presley e a única referência brasileira com uma estrela na calçada da fama.                          


A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.

Você também poderá gostar

Centro de Letras

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.