Resultados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o Paraná ganhou praticamente um milhão de novos residentes, passando de 10.444.526 no Censo de 2010 para 11.443.208 pessoas. Com o crescimento da população paranaense, de 9,56%, o Paraná ultrapassou o Rio Grande do Sul em número de habitantes.
5.º mais
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, o Estado passa a ser oficialmente o 5º mais populoso do País e o maior da região Sul. O município mais populoso do Paraná é Curitiba, com 1.773.733 habitantes, um aumento de 1,2% em relação ao Censo 2010. A capital paranaense é a 8ª maior do Brasil em termos populacionais. Segundo município mais populoso do Paraná, Londrina (555.937), seguida de Maringá (409.657), Ponta Grossa (358.367), Cascavel (348.051) e São José dos Pinhais (329.222).
O censo
O Censo Demográfico é a maior e mais completa operação estatística realizada no País. A pesquisa percorreu os 5.568 municípios brasileiros e dois distritos (Fernando de Noronha e Distrito Federal). Mais de 79 milhões questionários foram respondidos, com 98,88% das entrevistas realizadas presencialmente e o restante pela internet ou telefone.
Vice no Paraná
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) recebe amanhã, sexta-feira (30), às 14 horas, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Ele falará a empresários e lideranças do setor produtivo paranaense sobre a reforma tributária e os planos do governo federal para a indústria brasileira. O encontro está marcado para o Campus da Indústria do Sistema Fiep, no Jardim Botânico, em Curitiba.
Inteligência artificial
Em missão oficial da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (27) , a deputada federal Luísa Canziani (PSD) participou de um painel com o tema “Inteligência artificial e governança algorítmica: desafios regulatórios”, do 11º Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal. Luísa foi a relatora do Projeto de Lei 21/20, que cria o marco legal do desenvolvimento e uso da Inteligência Artificial pelo poder público, por empresas, entidades e pessoas físicas, aprovado na Câmara dos Deputados. Atualmente, a matéria está em discussão no Senado Federal.
No crédito
Pesquisa do Banco Central identificou um aumento de 30,9% no uso de cartão de crédito. Levantamento realizado pelo Serasa identificou que 61% usam o cartão de crédito principalmente para compras parceladas, 37% em consumos essenciais, como compras de supermercado, lojas de varejo e combustível, e 14% dos entrevistados, como complemento de renda.
Reposição aprovada
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a reposição salarial e a reestruturação de carreiras dos servidores estaduais. A previsão de reajuste geral de 5,79% deve ser implementada na folha de cerca de 283 mil servidores ativos e inativos, estatutários e comissionados, em parcela única, no dia 1º de agosto de 2023.
Destino turístico
O prefeito Rafael Greca declarou a intenção de se criar um eixo unindo Curitiba a Foz do Iguaçu. As duas cidades figuram entre os municípios brasileiros selecionados pelo Ministério do Turismo (MTur) como Destino Turístico Inteligente (DTI). “A jornada do turista vem acompanhada do mapeamento, que começa quando ele escolhe o destino e depois acompanha como ele se organiza para a viagem, revela quais são as experiências e o que ele leva de recordação para casa”, explicou o prefeito.
Assembleia Itinerante
A Assembleia Itinerante tem sessão no Litoral na próxima quarta-feira (5). O projeto foi criado pela Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná para rodar os principais municípios do interior levando o trabalho do Poder Legislativo para perto da população. Em Paranaguá, a população poderá preencher um formulário com propostas, iniciativas e demandas de sua região. No local, há também um totem com QRcode que direciona o cidadão para um formulário on-line para deixar sugestões.
Plano safra
O governo Lula lançou o Plano Safra 2023/24, que oferecerá um total de 364,2 bilhões de reais em empréstimos para médios e grandes produtores rurais. O valor é 27% maior em relação ao liberado em 2022, último ano da gestão Bolsonaro. Em média, os juros do plano ficarão em 10%.
Plano safra II
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP), parabenizou o ‘esforço’ do governo federal na elaboração do Plano Safra 2023/2024. “Gostaria de destacar e parabenizar o esforço do governo, em especial do ministro Fávaro, em buscar entendimentos entre as diferentes pastas para atender a uma grande demanda de negócios no Plano Safra. O montante disponibilizado é significativo e merece nosso reconhecimento”, disse.
Copom
O documento sobre a última reunião do Comitê de Política Monetária que manteve a taxa de juros em 13,75% trouxe pistas sobre os próximos passos. Segundo a ata, a continuidade da queda da inflação pode possibilitar um corte na Selic na próxima reunião, que ocorre em agosto. Em doze meses, encerrados em maio, o IPCA ficou em 3,94%, dentro do teto da meta.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.