conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Vacinação contra a gripe vai até sexta-feira

Em todo o litoral, cerca de 78% da população-alvo foi vacinada contra a gripe influenza até a quarta-feira, 20 (Foto: AEN)

Publicado

em

68,25% do público-alvo foi vacinado em Paranaguá até quarta-feira

Prorrogada na última semana pelo Governo do Estado, a vacinação contra a gripe ocorre em todo o Paraná até sexta-feira, 22. A campanha, que é comandada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi estendida em virtude da baixa adesão à vacinação ocorrida em inúmeros municípios paranaenses, entre eles os do litoral. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), em Paranaguá um total de 68,25% do público-alvo foi vacinado até quarta-feira, 20, abrangendo crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, idosos, indígenas e doentes crônicos. O objetivo principal é evitar que as pessoas mais expostas à gripe influenza contraiam a doença, algo que pode até mesmo levar os pacientes à morte, conforme 24 óbitos registrados no Paraná em 2018.

Segundo a Sesa, após a campanha focando o público-alvo terminar na sexta-feira, 22, as doses restantes serão disponibilizadas para a população em geral. Segundo o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a meta é vacinar 90% da população-alvo da campanha em todo o Paraná, sendo que os municípios que estão com a meta baixa devem redobrar os esforços para que mais pessoas se vacinem.

“Caso os municípios desejem, podem estabelecer o dia 23 de junho, sábado, como dia D de vacinação contra a gripe. Mas será o último dia em que haverá garantia de vacina para o público-alvo da campanha. A partir do dia 25 de junho, as doses disponíveis serão oferecidas à população em geral”, completa Nardi.

MUNICÍPIO VACINOU CERCA DE 25 MIL PESSOAS DO PÚBLICO-ALVO

Segundo a Semsap da Prefeitura de Paranaguá, os dados do Departamento de Epidemiologia apontam que até agora foram vacinadas 18.816 do grupo prioritário, totalizando 68,25% da meta, que é vacinar 27.156 pessoas.

“É muito importante se prevenir contra a gripe Influenza, que podem levar a internamentos e até óbito, caso haja agravamento. Pedimos à nossa população que se conscientize e procure nossas unidades básicas para se vacinar, incluindo as que funcionam em horário estendido (Alexandra, Vila Garcia, Serraria do Rocha e Ilha dos Valadares)”, destacou o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira.

Segundo a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Sesa, em relação aos municípios litorâneos, Antonina vacinou 100% do público-alvo, Guaraqueçaba 89,8%, Guaratuba um total de 89,78%, Matinhos distribuiu doses para 87,05% da meta, Morretes também vacinou 100% da população-alvo da campanha e Pontal do Paraná 85,38%. Com relação a todo o litoral, a 1.ª Regional informa que 78,17% da população-alvo para ser imunizada contra a gripe influenza foi vacinada nos sete municípios da região. 
 

Continuar lendo
Publicidade