conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Unidades de saúde ficam abertas no sábado para vacinação contra a gripe

Apenas 18% das crianças de seis meses a cinco anos foram vacinadas em Paranaguá

Publicado

em

Em Paranaguá, 32 mil pessoas fazem parte do público-alvo para tomar a vacina contra a gripe. Entretanto, apenas 22% delas foram vacinadas até agora. Os números podem aumentar no sábado, 4, devido ao Dia D, que acontece em todo o País, quando as unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h para vacinação.

No município, a população poderá procurar por uma das 19 unidades de saúde para receber a dose. Inclusive as situadas na Ilha do Mel (Nova Brasília e Encantadas), Alexandra e demais colônias da zona rural e comunidades marítimas.

“Convido todas as pessoas dos grupos prioritários a comparecerem às unidades de saúde para se vacinar neste sábado. Esta vacina é importante pois previne complicações da gripe, que podem levar a internamentos e até à morte”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A Secretaria Municipal de Saúde comunicou que a aplicação de vacinas, como a da febre amarela e da gripe, no horário estendido (das 18h às 23h), passou a ser feita somente na unidade de saúde Gabriel de Lara. Ou seja, as unidades em Alexandra, Vila Garcia, Divineia, Jardim Iguaçu, Serraria do Rocha, Gabriel de Lara e Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes), não terão doses contra a gripe disponível no período noturno.

“A medida foi tomada por uma questão de organização e também para diminuir a perda de doses que sobram nos frascos e deixam de ser aplicadas”, esclareceu a Secretaria.

Até o momento, foram aplicadas 7.291 vacinas em Paranaguá (foto: Prefeitura de Paranaguá)

ALCANCE

Devem se vacinar contra a Influenza, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos, trabalhadores da saúde, indígenas, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Desde o início da campanha até sexta-feira, 3, foram vacinadas 7.291 pessoas em Paranaguá, sendo 2.241 crianças (18% da meta), 3.632 idosos (28% da meta) e 347 gestantes (21% do total). Os dados são da Superintendência de Vigilância em Saúde e preocupa as autoridades da área.

“Estamos muito atentos a esses números da cobertura vacinal, que estão bem abaixo do que foi determinado. Por isso pedimos que nossa população se conscientize da importância de se imunizar”, declarou a secretária Lígia Regina.

O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é alcançar 90% de cobertura vacinal no Paraná para imunizar a população de maneira efetiva. O Paraná alcançou 38% do público-alvo em todo o Estado e a expectativa é que o Dia D possa aumentar essa porcentagem. A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress