conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Tuberculose é a segunda doença com mais casos em Paranaguá

Enfermidade é a que mais mata pacientes com AIDS

Publicado

em

A tuberculose é confundida, muitas vezes, com uma gripe por ter alguns dos sintomas parecidos e, por isso, pode passar despercebida pela população. Em Paranaguá, ela é a segunda doença que mais acomete os moradores, perdendo apenas para a dengue, que apresentou índices exorbitantes ao longo do último ano. O município ainda se destaca no Paraná como o que possui o maior índice de tuberculose. Os principais sintomas da doença são tosse seca ou com escarro, emagrecimento, febre, suor noturno e cansaço.

Hoje, 48 pacientes fazem tratamento para a tuberculose no município. Três deles são casos multirresistentes, em que há o agravamento do problema. Um índice relacionado à associação com outras doenças também chama a atenção. Que é quando aqueles que possuem AIDS contraem a tuberculose. Em Paranaguá, nove pacientes estão coinfectados, com AIDS e tuberculose. Há ainda duas crianças infectadas e cinco casos de tuberculose extrapulmonar.

Os dados são do mês de julho deste ano e representam um alerta para que a população tenha mais conhecimento sobre o diagnóstico da doença e procure pelo tratamento com antecedência. A coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose, Patrícia Muzetti Vianna Scacalossi, afirmou que a tuberculose é a doença que mais mata pacientes com AIDS. “Como a incidência de tuberculose no município é alta, os portadores de HIV/AIDS devem ficar atentos e não abandonar o tratamento”, constatou.

Em março deste ano, os casos de tuberculose em tratamento somavam-se 71. Sendo assim o número diminuiu se comparado a este mês de julho, mas esta queda pode ser ilusória, como explicou Patrícia. “Como passamos pela dengue, as ações foram focadas para isso, e a gente percebeu que a investigação dos casos de tuberculose diminuiu assim como a preocupação com a tuberculose que sempre foi endêmica no município. Não conseguimos ainda provar se está diminuindo devido ao trabalho que vem sendo feito ou se a pesquisa tem sido menor”, disse.

 

AIDS

A AIDS é outro problema a ser enfrentado em Paranaguá. A última estatística é de 2014, quando foram indicados 282 casos, enquanto no ano anterior, em 2013, este número era de 139. Tal aumento se justifica pela maior oferta de testes rápidos e maior procura por exames.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, o coeficiente de mortalidade de AIDS registrado pela 1.ª Regional de Saúde, que abrange os sete municípios do litoral, 2015 foi o ano com menos mortes desde 2010. O coeficiente de mortalidade pela doença é contabilizado por 100 mil habitantes e, em 2015, o índice foi de 13,6 enquanto em 2010, este número era de 16,6.

 

PROJETO

O projeto TDO Compartilhado desenvolvido pelo município consiste na garantia de que o paciente está tomando os remédios da forma correta. “O TDO significa tratamento diretamente observado. Paranaguá é referência nacional neste trabalho porque é feito pelo programa de saúde da família, no qual a equipe vai até a casa do paciente e o observa tomar o comprimido. Iniciamos isso junto com o HIV para garantir que ele está tomando a medicação tanto do HIV como da tuberculose”, explicou a psicóloga do setor de infectologia do município, Cláudia Michelon Wildmer.

Este projeto, que garante a tomada dos medicamentos, é atribuído como a causa da queda da taxa de mortalidade dos pacientes com HIV que contraíram tuberculose. A coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose explicou que isso se deve também ao diagnóstico rápido e a oferta de medicamentos gratuitos.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress