Logotipo

Secretário de Estado da Saúde lança em Paranaguá o “Dia D” da vacinação contra o sarampo

19 de outubro de 2019

Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, frisou a atenção que o governo tem direcionado ao litoral

Compartilhe

21 unidades básicas estarão com as portas abertas neste sábado

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Paranaguá na manhã de sexta-feira, 18. Na ocasião, ele fez o lançamento do “Dia D de Vacinação” da campanha nacional contra sarampo, que acontece no sábado, 19, em todo o País.

A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no País nos últimos meses. A escolha de Paranaguá para o lançamento estadual da campanha se deu pelo fato de a cidade ser a porta de entrada para as pessoas de diferentes cantos do mundo via Porto e ainda receber, diariamente, milhares de caminhoneiros oriundos de várias cidades brasileiras.

A secretária Municipal de Saúde, Ligia Regina Cordeiro, representou o prefeito Marcelo Roque e ressaltou que todas as 21 unidades básicas estarão com as portas abertas neste sábado para aplicação da vacina tetraviral. A dose protege também contra caxumba, rubéola e varicela.

“Agradeço a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Ele veio a Paranaguá para prestigiar esse evento que vai ser amanhã, o dia D contra o sarampo, doença altamente contagiosa e infecciosa, muito perigosa que pode levar a óbito. Infelizmente nós estamos com uma procura muito baixa, mas estamos trabalhando para levar a conscientização à comunidade reverter esse quadro”, destacou.

Diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, destacou sobre os serviços realizados na saúde em Paranaguá

“Durante o sábado, serão oferecidos às mulheres que forem aos postos coleta de preventivo, exames clínicos de mama e marcação de mamografia dentro da programação do Outubro Rosa”, adiantou a secretária.

O Diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, ao fazer uso da palavra, ressaltou sobre os serviços realizados na saúde em Paranaguá. “A presença do secretário reforça a preocupação que ele tem com o litoral para que possamos ter uma ampla cobertura vacinal. Nós em Paranaguá temos características importantes com grande mobilidade populacional principalmente no verão, quando cerca de dois milhões de paranaenses devem estar na região. Nós queremos que as pessoas se sintam seguras e tragam segurança para o litoral, por isso é fundamental esse momento de nós realizarmos essa identificação da cobertura vacinal”, apontou.

O secretário ressaltou sobre a atenção que o governo tem direcionado ao litoral. “Nós temos uma orientação do governador no cuidado especial com o litoral do Estado. Vamos realizar mais ações nas cidades da região para melhorar a qualidade de vida da população. Neste sábado, estaremos realizando o Dia D. É preciso a atenção da população, pois a cidade é formada por ilhas, algumas distantes. Tudo isso torna Paranaguá uma cidade com um diferencial e agora estamos em um momento muito delicado, pois o sarampo depois de 21 anos voltou ao Paraná, principalmente em Curitiba, na região metropolitana. Juntos vamos fazer um grande dia D da vacinação contra o sarampo que carrega junto a caxumba, rubéola e varicela. Vamos fazer um grande movimento e para atingir os níveis esperados”, finalizou o secretário. 

A primeira etapa da campanha de vacinação contra sarampo começou em 7 de outubro e segue até o dia 25, beneficiando crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. A segunda etapa será iniciada em novembro beneficiando o público-alvo com idade entre 20 a 29 anos.

Secretária Municipal de Saúde, Ligia Regina Cordeiro, ressaltou que todas as unidades de saúde estarão abertas no sábado


Colunistas