Mais uma ferramenta será utilizada em Paranaguá para ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Além do trabalho em conjunto entre Secretaria Municipal de Saúde e Regional de Saúde, com aplicação de bomba costal, eliminação dos criadouros e conscientização dos moradores, o programa inédito desenvolvido pela empresa Forrest Innovations soltará na natureza mosquitos estéreis. A iniciativa inédita, de acordo com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), pode representar uma queda de 90% na incidência do transmissor.
A previsão é para que os mosquitos estéreis sejam soltos ainda neste ano, já que é necessária uma liberação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para começar a soltura, segundo afirma a Tecpar. Desta forma, os resultados do programa já poderiam ser percebidos durante o verão, evitando uma nova epidemia de dengue na cidade.
Primeiramente, é feita a coleta de ovos do mosquito, os quais são levados ao laboratório. A ideia consiste em alimentar os mosquitos com produtos que garantem 100% da sua esterilidade. Após esta etapa, segundo informações do Tecpar, eles serão soltos por meio de um avião que vem dos Estados Unidos especialmente para colaborar com o projeto-piloto.
O biólogo e coordenador do Núcleo de Vigilância Entomológica que atua na 1.ª Regional de Saúde, Rubens Massafera, frisou que a união de esforços para combater o mosquito é necessária. “Tudo que é para o combate do mosquito é bem-vindo, desde que haja uma sustentabilidade e não coloque a população em risco, pois tudo que é colocado na natureza exige certo cuidado. Precisa realmente haver uma efetividade, e é isso que tem que ser analisado neste momento”, destacou.
EM ANDAMENTO
A 1.ª Regional de Saúde segue com o trabalho de instalação de armadilhas para analisar o comportamento do mosquito transmissor em Paranaguá. “Instalamos em diversos pontos do município e, em alguns, tivemos resultado positivos. O índice de positividade está em mais de 30%”, contou Rubens.
A aplicação da bomba costal, como está em andamento em toda a cidade, significa uma barreira para a proliferação. “Isso já tem surtido efeito. Instalamos as armadilhas antes, durante e após esse trabalho para vermos os resultados desta ação”, afirmou o biólogo.
TECPAR
O Tecpar é uma empresa pública do Governo do Estado e tem 76 anos de atividade. Os negócios do instituto são divididos em quatro grandes unidades: Soluções Tecnológicas, para dar apoio às empresas que buscam inovar; Empreendedorismo Tecnológico Inovador, com suas incubadoras tecnológicas e com os parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico da Saúde; Educação, com qualificação para o mercado privado e ainda com desenvolvimento de capacitações para servidores municipais de prefeituras paranaenses; e Indústria Farmacêutica e Biotecnológica, com desenvolvimento e produção de kits diagnósticos veterinários, vacina antirrábica e produção de medicamentos de alto valor agregado para a saúde pública brasileira.
O instituto foi escolhido pelo Ministério da Saúde para ser um dos fornecedores oficiais de 14 medicamentos biológicos e hemoderivados, que serão produzidos nos próximos anos. Além disso, o instituto atende a demandas do Governo do Estado, sendo executor de projetos na área de energias renováveis e empreendedorismo tecnológico.