conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Paranaguá entra no roteiro de visitas da Dereg

Reunião de integração aconteceu no Hospital Regional do Litoral

Publicado

em

A Delegacia Regional Metropolitana de Curitiba e Litoral do CRM-PR inaugurou este ano uma proposta de melhor interação com gestores públicos, diretores e integrantes do corpo clínico de hospitais e demais serviços de saúde da sua área de abrangência. A iniciativa tem entre seus propósitos promover esclarecimentos sobre as normas éticas que regem o exercício da atividade médica, a começar pela obrigatoriedade da responsabilidade técnica e clínica dos serviços de saúde, e também conhecer as dificuldades na atenção assistencial à população dos 32 municípios alcançados pela área jurisdicional da Dereg.

LITORAL

As visitas mais recentes ocorreram em São José dos Pinhais e em Paranaguá. No dia 26 de junho, o encontro teve lugar no Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais. São José é o sexto município em volume populacional no Estado (mais de 350 mil) e conta com 181 médicos residentes.

Na manhã de quinta-feira, 13 de julho, representantes da Dereg tiveram uma reunião no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, sendo recebidos pelo diretor geral Rodrigo Gomes da Silva e pelo diretor administrativo Luciney Mendes. Além do diretor da delegacia metropolitana, Dr. Marcelo Henrique de Almeida, estiveram presentes o vice-diretor Dr. Araré Gonçalves Cordeiro Junior e o delegado Dr. José Antônio Ferreira Martins. Paranaguá é a 10.ª cidade em número de habitantes (mais de 150 mil) e tem 116 médicos residentes.

ORIENTAÇÕES ÉTICAS

Empossado no início deste ano como diretor da Regional, Marcelo Henrique de Almeida diz que as administrações públicas também estão em início de mandato e em sua maioria com dificuldades na gestão de serviços de saúde. Neste aspecto, ressalta a importância da atuação da Dereg, enquanto instância descentralizada, para bem orientar gestores e prestadores sobre as condições éticas necessárias para a boa prática médica e com reflexo na melhor qualidade da assistência e na prevenção ou redução de conflitos e denúncias.

Reitera o diretor da Dereg que as reuniões com gestores públicos, diretores e integrantes do corpo clínico de serviços hospitalares não têm objetivo fiscalizatório, função que é cumprida pelo Defep. Ele reforça manifestação feita quando do primeiro encontro, em abril: “Queremos expor as normas éticas e também outras orientações úteis ao cotidiano dos estabelecimentos, incentivando, por exemplo, a constituição do regimento interno e das comissões de ética, que funcionam como instrumentos como garantidores das condições para a boa prática da medicina”.

 

 

 

Da Assessoria

Publicidade


Em alta