conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Oito mil doses da vacina ainda estão disponíveis para a população em Paranaguá

Em todas as 19 unidades básicas de saúde de Paranaguá ainda existem doses disponíveis da vacina para toda a população

Publicado

em

Secretaria Municipal de Saúde afirma que adesão dos grupos prioritários da campanha ainda não é a adequada 

Na terça-feira, 10, um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) aponta que ainda existem oito mil doses de vacina contra a gripe Influenza disponíveis para a população de Paranaguá. Com relação à adesão dos grupos prioritários, que envolvem crianças de seis meses a quatro anos de idade, idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres em pós-parto, profissionais de saúde, indígenas, professores em atividade e doentes crônicos, o município afirma que a adesão não foi adequada no município, apesar de até hoje haver priorização para este público. Sem atingir a meta de vacinados contra a gripe, desde o dia 25 de junho, o Governo Estadual liberou a vacinação para todas as faixas etárias no Paraná. 

Segundo a Semsap, o estoque atual de vacina contra a gripe existente no sistema municipal de saúde de Paranaguá é de oito mil doses. De acordo com a pasta, com relação à adesão do público-alvo da vacinação, ela não é adequada no período atual em Paranaguá. “Vale lembrar que as doses foram liberadas para toda a população, mas os grupos prioritários definidos ainda têm prioridade. Entre os que registraram menor adesão estão as crianças, puérperas e também os professores. Por conta disso, as metas não foram cumpridas”, informa a assessoria da Semsap, destacando que todas as 19 unidades básicas de saúde de Paranaguá contam com doses da vacina, acondicionadas em geladeira especial. “O controle fica por conta da equipe do Departamento de Epidemiologia, que faz a reposição quando há necessidade”, explica. 

Secretário de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, ressalta eficácia da vacina contra agravamento, internamento e óbito decorrente da gripe

“A vacina comprovadamente é muito segura e evita que haja agravamento do quadro clínico do paciente, internamento e até óbito. A prevenção é importante. Volto a pedir que nossa população procure as unidades de saúde para se vacinar e assim se proteger contra a gripe. A campanha de vacinação continua até quando tivermos estoque”, destaca o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira. 
 

Doses da vacina disponíveis para a população ficam em geladeira especial das 19 unidades de saúde de Paranaguá, sob fiscalização contínua do Departamento de Epidemiologia

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress