conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Mulheres podem fazer exames gratuitos de prevenção neste mês

Todas as unidades de saúde de Paranaguá oferecem o exame preventivo e clínico da mama

Publicado

em

Neste mês, as mulheres não têm desculpa para não cuidar da saúde. As unidades de saúde de Paranaguá disponibilizam durante todo o mês de outubro acesso facilitado aos exames de preventivo, também conhecido como Papanicolau, para prevenção ao câncer do colo do útero; além de exame clínico das mamas, fundamental para a descoberta precoce do câncer de mama.

A enfermeira Luciane Cunha Tavares, responsável pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher, afirmou que avaliar as condições das mamas é importante e que mulheres com mais de 50 anos têm direito a fazer exame a cada dois anos e sempre que necessário.

No entanto, ao contrário do que a população pode pensar, o câncer de mama tem atingido mulheres cada vez mais jovens, por isso a necessidade de ações de prevenção também para outras faixas etárias. Segundo a enfermeira Luciane, a procura tem sido baixa na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.
A mamografia de rastreamento deve ser realizada por mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos em situações normais, e abaixo dos 50, quando houver um histórico na família de mãe, irmã ou filha com câncer de mama, pois fazem parte da população de risco. Além disso, mulheres abaixo dos 50 que apresentarem alguma alteração na mama também devem ter um cuidado maior. “Aprender a se conhecer e se cuidar é uma questão de hábito, quanto mais cedo melhor”, frisou Luciane.
Segundo a enfermeira, a doença pode estar atingindo mais mulheres jovens devido a diversos fatores como histórico familiar, alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade, estresse, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

A Prefeitura de Paranaguá disponibilizará entre os dias 4 e 25 de outubro os exames preventivo e clínico da mama no Centro de Referência de Saúde da Mulher, próximo à agência central dos Correios, das 8h às 16h.
Para as residentes na Ilha dos Valadares, a unidade de saúde Norberto Costa faz um convite para as mulheres fazerem os exames no dia 6, próxima sexta-feira, também das 8h às 16h. Na unidade Bangu, haverá o oferecimento dos exames nos dias 10, 17, 24 e 31.
As mulheres da Vila Garcia devem procurar pela unidade de saúde no dia 11, das 8h às 16h. No dia 17, será a vez da Vila do Povo e, no dia 18, na Vila Guarani, Alexandra e Jardim Araçá. Nas unidades do Santos Dumont e Vila Divineia, a campanha será realizada no dia 20, no Caic no dia 23 e no Jardim Iguaçu no dia 25.
Em outros locais, onde as unidades funcionam em horário estendido, a campanha ocorrerá das 17h às 23h. No posto Rodrigo Gomes será nos dias 3, 20 e 25, na Vila Garcia no dia 20, em Alexandra em 11 e 25, e na Serraria do Rocha em 6 e 26 de outubro.

PEITO ABERTO

O Instituto Peito Aberto, que recebe mulheres que estão em tratamentos ou já curadas do câncer de mama em Paranaguá, tem uma agenda de atividades voltadas para o Outubro Rosa. Na quinta-feira, 5, o Instituto é um dos organizadores, junto com o Rotary Club Paranaguá Rocio, da apresentação da peça “Júlia na Janela”, no Teatro Rachel Costa, às 19h30.
Além disso, uma série de palestras acontecerá neste mês em igrejas, escolas, organizações e empresas. No dia 6, a palestra acontece às 19h na Igreja Metodista de Morretes; no dia 9, no Núcleo de Educação de Paranaguá, às 9h, e na Capitania dos Portos e Instituto Peito Aberto a partir das 15h.
No dia 14 de outubro, a campanha contará com um bate papo sobre câncer de mama no Rotaract Club Paranaguá Rocio. No dia 15, haverá palestra na Igreja Bola de Neve, na Ilha dos Valadares, às 15h. As atividades ainda incluem a abertura da exposição Ártemis, uma criação do Instituto que tem percorrido diversas cidades e desta vez estará em São Paulo no dia 16.
As palestras continuam no dia 17, às 16h, no Rocha Terminais Portuários e Logística S/A; no dia 23 de outubro no Bonsenhor Contabilidade, às 14h30; na Pasa no dia 24; no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Vila Garcia no dia 25 e no dia 26 no CRAS da Serraria do Rocha; no dia 27, às 16h, na Cargill Agrícola Solidária; na Igreja Metodista no dia 28, às 18h; e no dia 3 de novembro na 4.ª Igreja do Evangelho Quadrangular, às 19h.
Com atividades voltadas à saúde, uma aula de zumba também está programada para a campanha na Cotriguaçu no dia 20, às 16h; além da 4.ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer, no dia 29, às 8h.

Neste mês, a Folha do Litoral News publica reportagens especiais com mulheres que venceram o câncer.

Veja mais: Professora supera câncer de mama com alegria e força de vontade

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress