conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Menos de mil crianças foram vacinadas contra a pólio e sarampo em Paranaguá

Campanha de vacinação acontece até o dia 31 de agosto. Dia “D” será realizado no sábado, 18, na unidade da Gabriel de Lara

Publicado

em

Iniciada no dia 6 de agosto em todo o Brasil, a campanha de vacinação de crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias, contra a poliomielite e sarampo está com uma adesão baixa em Paranaguá. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), 987 crianças foram vacinadas contra a pólio até agora, sendo que a meta é atingir o número de 9.893. Com relação às doses contra o sarampo, a situação é parecida: 970 foram vacinadas até o momento, sendo que o objetivo é a vacinação também de 8.892 crianças parnanguaras. A campanha irá até o dia 31 de agosto. A meta é a vacinação de 95% das crianças da faixa etária de público-alvo fixado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Segundo a Semsap, a cobertura vacinal da poliomielite é de apenas 11,10% de todo o público-alvo, enquanto que para o sarampo a porcentagem obtida de vacinação ainda é menor: 10,91%.  “A meta é vacinar no mínimo 95% dessas crianças. Vacinar indiscriminadamente contra a poliomielite e o sarampo as crianças de um a quatro anos de idade, contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola. O período de campanha é de 6 a 31 de agosto” explica a assessoria do município. 

 

DIA “D” DE VACINAÇÃO

No sábado, 18, acontece em todo o Brasil o Dia “D” de vacinação contra o sarampo e poliomielite. Paranaguá fará parte desta campanha, com vacinação sendo centralizada na Unidade Básica de Saúde Gabriel de Lara com atendimento ininterrupto das 8h às 17h. “Além disso, a vacinação está disponível em todas as unidades de saúde durante o dia e, nas unidades que contam com horário estendido, também haverá a possibilidade de vacinação. As unidades que têm horário estendido, das 18h às 23h são as localizadas na Serraria do Rocha, Gabriel de Lara, Rodrigo Gomes (Ilha dos Valadares), Alexandra, Jardim Iguaçu, Vila Garcia e o “Branquinho”, explica a assessoria da Semsap.

“Nosso intuito é vacinar o maior número de crianças possível e, com isso, evitar que essas doenças que podem deixar graves sequelas, voltem a atingir a população. Orientamos os responsáveis que levem seus filhos a uma unidade próxima de sua residência para a imunização. No dia 18 de agosto teremos o Dia D com a centralização das aplicações na Unidade de Saúde, Gabriel de Lara. É um sábado com a unidade aberta durante todo o dia para oportunizar a população em uma data diferenciada para a vacinação”, finaliza o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress