conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Médica destaca inverdades sobre as reações da vacina da Dengue

Mitos são espalhados pela Internet e acabam afastando pessoas que deveriam ser vacinadas

Publicado

em

Dúvidas e inverdades sobre os efeitos da vacina contra a dengue podem afastar pessoas na faixa etária preconizada, 9 aos 44 anos, da imunização. Entre os mitos que têm circulado nas redes sociais há destaque para a impossibilidade de mulheres que pretendem engravidar tomar a vacina. Para evitar que esse efeito continue ocorrendo e cause danos na imunização das mulheres, a Dra Júlia Valéria Ferreira Cordellini, chefe do Centro Estadual de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde, esclarece informações errôneas repassadas em grupos como os do WhatsApp. “Essa informação de que mulheres que pretendem engravidar não devem tomar a vacina é mito. É um desserviço à saúde pública. Quem está fazendo isso precisa entender a responsabilidade ao contrário, porque essa vacina da dengue tem estudo de um laboratório internacionalmente conhecido que produz pelo menos 16 outros imunobiológicos que são usados no Programa Nacional de Imunização não somente no Brasil como em outros lugares do mundo”, enfatizou.

 


Dra. Júlia: “Essa informação de que mulheres que pretendem engravidar não devem tomar a vacina é mito”

 

Dra Julia ainda esclareceu que a vacina contra a dengue é de vírus vivo atenuado (A vacina atenuada é aquela em que o vírus encontra-se vivo, porém, sem capacidade de produzir a doença) que tem contraindicações específicas e divulgadas através da Secretaria de Estado da Saúde. “Precisamos esclarecer que as mulheres que tomaram a primeira dose da vacina e desejam engravidar, orientamos que aguardem 30 dias e não que não engravidem”, frisou. “O que pode acontecer é que ela ao engravidar após o período de 30 dias, ela não tomará as doses subsequentes enquanto já estiver grávida ou amamentando. Aí sim ela precisará aguardar o término do período de amamentação para tomar as doses seguintes e completar o esquema vacinal”, explicou.

As recomendações são claras, conforme a profissional. Quem está em período gestacional não pode tomar a vacina independente de qual mês da gravidez. As mulheres que não estão grávidas e têm até 44 anos, 11 meses e 29 dias, devem tomar a vacina da dengue mesmo se pretendem engravidar posteriormente. A única ressalva é que, como ocorre também com outras vacinas, como a contra rubéola, ela deve aguardar 30 dias para engravidar.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress