conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado em 10 de outubro

Terapeuta ocupacional e especialista em Saúde Mental, Carlos Alberto Mendes Xavier, explica importância da saúde mental em um mundo globalizado

Publicado

em

Problemas podem afetar homens e mulheres a ponto de torná-los incapacitados e com transtornos que afetam gravemente o dia a dia

Na quarta-feira, 10, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, sendo instituído mundialmente em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental. A data busca levar à sociedade uma reflexão e a divulgação sobre o tratamento de problemas relacionados à saúde mental, algo que é considerado prioridade pela Organização Mundial da Saúde Mental (OMS) devido à incapacidade e problemas que pode causar ao ser humano em um período de mundo globalizado e de “bombardeio” diário de informações. O terapeuta ocupacional e especialista em Saúde Mental, Carlos Alberto Mendes Xavier, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), explicou a importância da atenção à saúde mental e o atendimento público realizado em Paranaguá.

“A saúde mental impacta diretamente no nosso cotidiano, quanto às emoções, raciocínio, concentração, nossas atividades de vida diária e vida prática, nas ações laborais, estudo, vida familiar e social. Ela é um estado de equilíbrio entre a pessoa e o meio externo. É natural o ser humano se preocupar constantemente com sua saúde física, no entanto ele acaba não dando importância à saúde mental, algo que passa despercebido, com algumas queixas que as pessoas pensam ser momentâneas, no entanto causam sintomas como irritabilidade, alterações de humor, tristeza, desânimo, dificuldades para dormir ou aumento do sono, redução ou aumento de apetite, diminuição de libido, entre outros problemas”, explica Carlos Xavier. Segundo ele, o indivíduo, ou familiares e amigos próximos a ele, acabam não dando importância ao problema, o que acaba o agravando com o passar do tempo e que pode tornar a mulher ou o homem incapacitado ou não-produtivo em sua vida.

Sobre o atendimento público em prol da saúde em Paranaguá, o terapeuta ocupacional afirma que a prefeitura conta com um ambulatório de Saúde Mental, tendo em sua estrutura profissional três médicos psiquiatras, três psicólogos e um terapeuta ocupacional. “Também contamos com o CAPS e com equipe formada conforme preconizado pelas portarias do Ministério da Saúde. A prefeitura, através da Semsap, se preocupa muito em fomentar discussões junto à população em torno da saúde como um todo, seja ela física ou mental”, explica, frisando ações como o Janeiro Branco e o Setembro Amarelo. “São ações que intensificam informações para que as pessoas repensem suas vidas, suas ações e emoções. isso proporciona que cada pessoa possa vir a refletir sobre si mesmo, melhorando assim formas que beneficiem a sua qualidade de vida”, complementa.

“Vivemos em um mundo globalizado com um número gigantesco de informações diariamente, o que muitas vezes influencia diretamente as nossas vidas. Sabemos do benefício que isso nos traz na vida atual, porém sem encontrar um equilíbrio, isto pode causar sérios problemas ao ser humano. Precisamos priorizar o convívio com a família e os amigos, focando a proximidade com a natureza, adequando hábitos e rotinas diárias constantemente”, finaliza Carlos Xavier.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress