conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Dia do Nutricionista: Incidência de doenças tem expandido a profissão

Cynthia contou que o emagrecimento é o principal motivo que leva as pessoas a procurarem um nutricionista

Publicado

em

Cynthia Fernandez: “Alimentação saudável deve ser encarada com uma mudança para sempre”

Na sexta-feira, 31, é comemorado o Dia do Nutricionista, profissional da área da saúde que estuda os alimentos e seus efeitos no organismo. Nos últimos anos, tem sido um dos segmentos da saúde mais requisitados por causa da busca em torno da qualidade de vida.

A nutricionista Cynthia Elizabeth Fernandez, formada em 2006 pela Uniandrade, contou que antigamente a profissão era vista de uma forma diferente. “Quando me formei o nutricionista, ia para área de produção, ou os que tinham muita sorte montavam e se davam bem no consultório, mas isso era raro. Naquela época, nutricionista era só para fazer dieta para emagrecer. Que bom que tudo mudou”, destacou. Cynthia acredita que essa mudança aconteceu em virtude da grande  incidência de doenças e o avanço de problemas de sobrepeso e obesidade, levando as pessoas a se interessar mais por uma boa alimentação.

Ela ressalta que hoje existem áreas específicas para todas as idades como materno infantil, por exemplo. “Atuamos também no tratamento de doenças como colesterol elevado, diabetes, intolerâncias e alergias alimentares dentre muitos outros. Área hospitalar e atendimento domiciliar. Tem ainda nutrição estética, escolar e esportiva, são os que estão em alta na atualidade. Temos também a Nutrição Funcional e a Fitoterapia que veio para ficar e tem crescido cada dia mais, onde tratamos o paciente com a dieta aliada a plantas medicinais com eficácia comprovada”, contou.

A profissional também enfatizou que mesmo com os avanços na área, o emagrecimento é o maior motivo que leva as pessoas a procurarem um nutricionista. “Mas ao chegar ao consultório o paciente percebe que emagrecer não é apenas seguir uma dieta, e sim mudar hábitos, reeducar-se, reaprender a comer, saber sobre porções e quantidades. É uma mudança de vida. O que mais temos hoje são estudos científicos que provam que uma boa nutrição não só controla o peso, mas melhora o humor, pele e disposição”, destacou.

Cynthia frisou que hoje em dia a maioria das pessoas quer fazer dieta, mas não quer mudar hábitos. “Por isso não devem seguir dietas malucas de revistas e sim ter um bom profissional acompanhando e adequando seu plano alimentar a suas necessidades e rotina diária. Isso é essencial”, aponta.

EMAGRECIMENTO

“Se você perceber, a alimentação está em tudo. Para comemorar algo, para reunir amigos. E então como não saber ter uma boa relação com a comida? E com tudo isso temos também aspectos comportamentais e emocionais que são trabalhados em consultório com o paciente. Mudar hábitos e emagrecer de forma consciente. Assim se evita o efeito sanfona e ganho de peso após o tratamento. Eu estou na área há 12 anos e minha área maior de atuação hoje compreende emagrecimento, estética e esportiva. Sempre explico no consultório que a alimentação saudável deve ser encarada com uma mudança ‘para sempre’ e não por um período, não apenas ‘para o verão’ , ‘para o carnaval’ ou para ‘caber naquela roupa’. E sim pela saúde. Emagrecimento e estética vêm por consequência. Comer bem e ter bons hábitos devem fazer parte do dia a dia! E sempre o único profissional que pode orientar e montar uma dieta adequada para você é o Nutricionista”, finaliza.

Profissional trabalha com criação de cardápios específicos para cada pessoa

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress