conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe começa na quarta-feira, 10

Na primeira fase, serão priorizadas crianças de 1 a 6 anos, gestantes e puérperas

Publicado

em

A 21.ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início na quarta-feira, 10, e se estende até o dia 31 de maio em todo o País. O Ministério da Saúde decidiu antecipar em 15 dias a campanha, em relação aos anos anteriores, quando começou na segunda quinzena de abril.

Em Paranaguá, todas as unidades básicas de saúde terão a dose contra influenza para disponibilizar à população, assim como naquelas de horário estendido, que funcionam até às 23h: Alexandra, Vila Garcia, Branquinho (Vila Divineia), Serraria do Rocha, Rodrigo Gomes (Ilha dos Valadares), Jardim Iguaçu e Gabriel de Lara.

A partir do dia 19 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose

DUAS FASES

A vacinação será dividida em duas fases, na primeira, que ocorre de 10 a 22 de abril, poderão tomar as doses somente crianças com idade entre um e seis anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

Na sequência, a partir do dia 19 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. No dia 4 de maio será o Dia Nacional de Mobilização.

OBJETIVO É CHEGAR A 90% DE COBERTURA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou que o Paraná está preparado e mobilizado para a campanha. “As equipes da Secretaria estão em constante capacitação e já está tudo organizado para esta grande ação de imunização. Recebemos do Ministério da Saúde 25% das doses destinadas ao Estado e distribuímos nas regionais”, afirmou o diretor geral da Sesa, Nestor Werner Junior. O objetivo é chegar até o final de maio com 90% do público-alvo vacinado.

“É muito importante esta iniciativa do Paraná de alinhamento de informações nos dias que antecedem a vacinação”, disse Walquíria Ferreira Almeida, do Grupo Técnico da Influenza do Ministério da Saúde.

Segundo ela, os casos de síndromes respiratórias e óbitos por gripe já começaram a aparecer no Brasil, principalmente na região Amazônica. “Por isso a importância de uma grande mobilização e sensibilização da população sobre a necessidade de receber a dose da vacina. O Brasil já produziu 64 milhões de doses para atender à rede do SUS. No total, o Paraná receberá 3 milhões e 300 mil doses”, destacou.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress