conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Campanha de vacinação contra a Dengue atingiu 28% do público-alvo

Número está abaixo do esperado para os últimos dias de imunização

Publicado

em

A menos de dez dias para o fim da 2.ª fase de vacinação contra a dengue, a campanha atingiu somente 28,88% da população de Paranaguá escalada para tomar as doses, da faixa etária de 9 a 44 anos. Até às 17h de ontem, 22, foram vacinados com a primeira dose, 4.319 pessoas e 22.050 com a segunda dose, totalizando 26.369 doses aplicadas. Os números são alarmantes e indicam que parte dos moradores não está preocupada com o aumento dos casos da doença ou preferiram deixar para o final do prazo.

Desde o início da campanha, as autoridades de saúde estaduais e municipais têm intensificado a aplicação das doses e incentivado a população em vários locais da cidade quanto à imunização. Diversas empresas, praças, supermercados, shopping, além do terminal urbano de ônibus e calçadão têm recebido equipes de vacinação para tentar atingir a meta. Todas as unidades de saúde do município também estão aptas a aplicar a vacina das 8h às 17h.

A meta geral a ser alcançada é de 91.318 pessoas. Na primeira fase da vacinação, ocorrida no ano passado, foram alcançadas apenas 55.120. A campanha também dá a oportunidade para aqueles que não tomaram a primeira dose no ano passado.

A chefe da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, explicou que as empresas têm colaborado muito com a imunização dos seus colaboradores. “Com a ocorrência de chuvas não estamos conseguindo ir de casa em casa com as equipes itinerantes. As empresas pedem a carteira de vacinação para confirmar a dose da febre amarela, e deveriam exigir do colaborador também, neste momento, a vacina da dengue. Algumas empresas já têm feito isso”, contou. Essas equipes de vacinação itinerantes que vão de casa em casa já passaram pelos bairros Beira Rio e por parte da Vila Guarani e Vila Garcia.

Até o momento, a Regional de Saúde afirmou que não está prevista a prorrogação do prazo, já que na sequência se inicia a campanha de vacinação da Influenza. “Para prorrogar, teríamos que adiar a da influenza”, esclareceu Ilda.

Os casos de dengue em Paranaguá se mantêm estáveis, com 35 confirmados, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) na terça-feira. O mesmo índice apresentado nas últimas semanas.

Publicidade


Em alta