conecte-se conosco

Cidadania

Natal no Mato: solidariedade sem fronteiras

Neste ano, a entrega contempla os filhos daqueles que eram crianças em 1985, quando a campanha começou

Publicado

em

A campanha ‘Natal no Mato’ faz parte das tradições de final de ano em Paranaguá. Iniciou no Natal de 1985 através de uma ideia do motociclista Jorge Cancella e alguns colegas de trilha e trabalho: Nilzon Külkamp, Ismael dos Santos, saudoso Manuel Clemente e José Carlos Pienta.

Naquela ocasião, os integrantes do grupo subiram por uma estradinha no local conhecido como Mundo Novo em Morretes e algumas crianças que moravam nas imediações ao ouvirem o ronco das motos, como sempre faziam, correram acenando e "fazendo festa" para os trilheiros. Ao chegarem na lanchonete no alto da serra, comentaram sobre fazer uma "vaquinha" entre eles para comprar alguns presentes para darem àquelas crianças no Natal que se aproximava, era novembro de 1985.

 


Foto é a pioneira de 1985, com a saída para a entrega de presentes

 

No dia seguinte, ao comentarem com outros colegas no local de trabalho (Terminal da Petrobrás de Paranaguá) surgiu uma lista de colaboradores que passou por vários setores e a arrecadação foi bem maior do que se imaginava a princípio, foram comprados carrinhos, bonecas e bolas. Em um total de quase 200 brinquedos.

“A entrega de brinquedos às crianças carentes das trilhas é sempre marcada para o sábado anterior ao dia de Natal. A partir de 1990, iniciou-se uma lista de desconto mensal de alguns funcionários da Petrobrás de Paranaguá que perdura até hoje e garante uma boa parcela na grande quantidade de brinquedos”, explica Cancella.

 

 


Registro da entrega feita no ano de 2001

 

Ele explica ainda que nos primeiros anos desta campanha a dificuldade maior era conseguir motos e adeptos para carregar os brinquedos nas trilhas. “Com o tempo aumentou bastante o número de trilheiros  e,  em 2016, com bastante gente motivada, e quatro equipes, com apoio de caminhonetes e jipes, já com mais de 1.400 brinquedos arrecadados os locais de entrega foram ampliados para outros municípios do litoral. Com a divulgação na mídia, através de jornais, rádio e televisão, a campanha ficou muito conhecida e serviu para motivar outros moto clubes e várias associações a realizarem também suas próprias campanhas”, destacou.

“Hoje quando já estamos partindo para a 33.ª campanha, iremos entregar brinquedos para os filhos daquelas primeiras crianças que receberam os primeiros brinquedos (lá pelos idos de 1985) e que agora já adultos (32 anos se passaram) se emocionam e nos emocionam com palavras de gratidão”, finaliza Cancella.

 


Em 2008, a entrega contemplou o KM 19, em Alexandra

 

Neste ano, será a 33.ª edição do evento, a qual vai acontecer no dia 23 de dezembro, com saída da sede do Moto Clube Paranaguá, às 9h, do Aeroparque.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress