conecte-se conosco

Cidadania

Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa empossa nova diretoria

Ariosmar Jorge dos Santos é conselheiro e diretor de Assistência Social de Proteção Básica e Especial do município

Publicado

em

O Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa empossou na quarta-feira, 27, a sua nova diretoria, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. Durante a votação para a nova diretoria, o novo presidente, Ariosmar Jorge dos Santos, teve 11 votos dos 12 conselheiros. Leonardo Mamede do Rosário passa a função para Ariosmar Jorge dos Santos, que é conselheiro e diretor de Assistência Social de Proteção Básica e Especial do município.

O antigo presidente do Conselho, Leonardo Mamede do Rosário, permaneceu na função por quatro anos, por motivo de não ter ocorrido uma nova conferência, já que a duração é de dois anos. Segundo ele, a principal necessidade é conquistar o respeito ao idoso. “Se não fizermos valer o Estatuto do Idoso e todas as leis, nada vale a pena. Trabalhei com um pouco de dificuldade entre conselho e gestor, porque sou crítico e não tenho bandeira política, mas tento valer esses direitos que é o mais importante”, afirmou Mamede.

URGÊNCIAS

Ariosmar Jorge dos Santos, que assumiu a presidência do Conselho do Idoso, já atuava como conselheiro e é diretor de Assistência Social de Proteção Básica e Especial do município. “A principal urgência é restabelecer os seus direitos que estão sendo violados, pela sociedade e pela sua própria família”, disse o novo presidente.

Um dos principais objetivos é a criação do Centro de Convivência. “Quero estar apto a fazer, além dos próprios direitos e a creche institucional, que pretendo colocar dentro do município, serviço de geriatria, psicólogo, fisioterapia. Facilitar o acesso do idoso a esses atendimentos, pois como conselho e fiscalizador, posso solicitar aquele direito”, afirmou Ariosmar.

FISCALIZAÇÃO

O secretário municipal de Assistência Social, Levi de Andrade, lembrou que a população está envelhecendo, o que demanda mais informação sobre os direitos da pessoa idosa. “A população acima de 60 anos está aumentando. A diretoria anterior estava precisando fazer uma nova eleição. A importância do conselho é para olhar por aqueles idosos vulneráveis, que estão abandonados. Provavelmente, o novo presidente irá trazer algumas novidades do que o conselho pretende, além do que, o conselho também fiscaliza as políticas de governo que já existem para que pratiquemos os direitos dos idosos”, destacou Andrade.

A população pode auxiliar no trabalho do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa através de denúncias pelo Disque 100, por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) pelo telefone (41) 3420-2928, ou através do telefone do Conselho, o (41) 3420-6131. Os moradores ainda podem ir diretamente à sede do Conselho da Pessoa Idosa, situada no Terminal Urbano de Ônibus.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress