conecte-se conosco

Cidadania

Conselheiros tutelares de Paranaguá participam de ato e formação neste sábado

Vice-presidente da ACT-Leste e conselheiro tutelar de Paranaguá, Getulio Rauen, destaca importância dos eventos

Publicado

em

No dia 18 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, quando se celebra a importância desta profissão e missão criada há 27 anos e desempenhada por pessoas da sociedade que são eleitas em todo o Brasil. A Associação de Conselheiros Tutelares da Região Leste do Estado do Paraná (ACT-Leste) realiza no sábado, 18, uma programação especial para a data, com formação continuada às 9h para conselheiros tutelares no Mercado Municipal de Curitiba e posterior ato público, às 12h, com presença também de ex-conselheiros, membros da rede de proteção e população que apoia a defesa dos direitos das crianças e adolescentes na Praça Santos Andrade, percorrendo Rua XV de Novembro e encerrando caminhada na Boca Maldita.

“Haverá formação continuada com o tema 'Conselheiro Tutelar… Presente!' aos conselheiros tutelares com palestra do Dr. Anderson Rodrigues, da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como com o senhor Marcio Rosa, presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Paraná (ACTEP) e vereador em Foz do Iguaçu. Teremos a presença também da Dra.  Margaret Matos de Carvalho, procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT). Na manhã, teremos estas contribuições, distribuição de camisetas, brindes e café da manhã para recepção dos colegas”, destaca o vice-presidente da ACT Leste, Getulio Rauen.

Após a formação, ao meio-dia, na Praça Santos Andrade, haverá concentração de conselheiros tutelares, ex-conselheiros e cidadãos que apoiam a causa. “Será um ato em comemoração ao dia do Conselheiro Tutelar, explicando à população a importância do Conselho Tutelar, as atribuições e missões dos conselheiros no dia a dia para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes em prol, por exemplo, de atendimento médico e educação, bem como contra a exploração sexual infantil, violência e outros desrespeitos aos direitos da população infanto-juvenil”, explica Rauen, destacando que todos irão percorrer pacificamente a Rua XV de Novembro e encerrar o ato na Boca Maldita, “coração” do centro de Curitiba. Toda a mobilização terá a presença da fanfarra de crianças e adolescentes do município de Quatro Barras.

“É um ato para lembrar que o Conselho Tutelar existe e, infelizmente, é muito mal valorizado. Temos mais de 2.105 conselheiros tutelares no Paraná e mais de 30 mil no Brasil, em todo o Estado temos no mínimo um Conselho Tutelar em cada cidade. No Paraná, 99% dos órgãos possuem uma estrutura precária, com conselheiros não recebendo a remuneração necessária e sem seus direitos trabalhistas garantidos”, afirma o vice-presidente e conselheiro tutelar de Paranaguá.

“A partir do momento que o conselheiro tutelar é valorizado quem ganha com isso é a população e a criança e o adolescente, que é foco da nossa atuação e luta continuamente. A data é para garantirmos mais estrutura de trabalho”, comenta.

De acordo com Rauen, a participação da população no ato é importante, destacando ainda que após o evento será oferecido um almoço a todos os presentes.  “Paranaguá será representado por três conselheiros tutelares, sendo que dois permanecerão aqui por conta das demandas do município. Cada município do litoral terá suas representações”, comenta.

APOIO

Segundo o conselheiro tutelar, a população deve estar ao lado do órgão, bem como os veículos de comunicação.

“Para nós, como conselheiros, é gratificante ver a Folha do Litoral News e a mídia ao nosso lado, visto que isto muitas vezes não dá ibope ao conselheiro A ou B, mas sim fortalece a instituição, que assim consegue prestar um bom trabalho. A participação da comunidade junto ao Conselho Tutelar vem a fortalecer, contribuir e dar mais força ao órgão, pois não conseguimos trabalhar sozinhos. Apesar da nossa autonomia atribuída por Lei, precisamos desenvolver o trabalho com apoio da rede de proteção, comunidade e mídia, com instrumentos para executar a nossa função”, explica Getulio.

NOVIDADES

Segundo Getulio Rauen, no primeiro ano de gestão municipal do prefeito Marcelo Roque houve novidades positivas na estrutura de trabalho oferecida ao Conselho Tutelar. “Já tivemos esta mudança de sede para este espaço que comporta melhor que o prédio anterior. Temos a promessa da criação de mais um Conselho Tutelar para 2018. Agora também estamos vendo a concessão do vale-alimentação, algo positivo, pois o conselheiro tutelar não para, muitas vezes precisamos encaminhar adolescentes para municípios do interior, da Região Metropolitana, do litoral e em muitas situações o conselheiro só consegue voltar a Paranaguá de noite e o vale-alimentação é muito importante”, comenta.

“Precisamos também de melhorias salariais, visto que o salário que recebemos não é o suficiente para conseguirmos nos manter. Aguardamos o aumento salarial, já que não ganhamos adicional noturno, insalubridade, hora extra, porém trabalhamos mais de 60 horas semanais”, finaliza Rauen.

 

 

Foto: ACT Leste

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress