conecte-se conosco

Cidadania

​​​​​​​Cartório Eleitoral de Guaratuba abre neste fim de semana

BIOMETRIA – Município alcançou 56,6% dos eleitores até a última semana

Publicado

em

O município de Guaratuba está em fase de chamamento dos mais de 27 mil eleitores para o recadastramento biométrico. Com final do processo marcado para o dia 7 de julho, o cartório eleitoral fica aberto neste fim de semana, no sábado das 9h às 18h e, no domingo, das 12h às 18h. Matinhos e Pontal do Paraná também estão no processo da biometria, mas, por enquanto, não abrirão aos fins de semana. Os documentos necessários são identidade, comprovante de residência, CPF e título de eleitor antigo.

No sábado, o cartório de Guaratuba fica aberto das 9h às 18h e, no domingo, das 12h às 18h

De acordo com o servidor de apoio à biometria no Paraná, Marcos Nicola, até quinta-feira, 22, Guaratuba havia alcançado 56,6% do eleitorado, enquanto Pontal chegou a 30% e Matinhos 33%. Os eleitores de Guaratuba somam 27.157 cidadãos, Pontal do Paraná, 19.226 e Matinhos, 29.417.

O chefe de cartório em exercício da 161.ª Zona Eleitoral de Guaratuba, Richard Hartmann, contou que o plantão do último fim de semana trouxe um bom resultado e, por isso, resolveram abrir novamente. “Houve um bom retorno, não é a quantidade que estávamos esperando. No sábado, atendemos 212 pessoas e, no domingo, 130. A média diária tem sido de 210 a 230 atendimentos”, analisou.

Richard destacou que idosos acima de 70 anos, que não são obrigados a votar, também precisam fazer a biometria. Se houver dificuldades de deslocamento, em casos de pessoas acamadas ou hospitalizadas, os familiares dos idosos podem comparecer ao cartório para receber orientação de como proceder. O cartório eleitoral de Guaratuba fica localizado na Rua Tiago Pedroso, s/n.º, no bairro Coapar.

MATINHOS E PONTAL

O chefe de cartório em exercício de Matinhos e Pontal do Paraná, Marcos Alexandre Sales Furtado, destacou que o movimento é considerado abaixo do esperado. “Temos feito uma média de 170 atendimentos ao dia em cada posto. Estamos fazendo o agendamento pela Internet e ser atendimento pontualmente. Mas, também pode escolher vir direto que a espera será de, no máximo, meia hora”, explicou Furtado.

O profissional também fez um alerta ao público idoso. “Corre-se o risco de perder a aposentadoria se não fizer o recadastramento e, com isso, pode ficar meses sem receber. É um reflexo da perda do direito político que recai sobre o cancelamento do título”, ressaltou Furtado.

Em Matinhos, os eleitores poderão fazer o recadastramento até o dia 15 de setembro. Já em Pontal do Paraná, o prazo é 4 de agosto. Segundo informações do setor de apoio à biometria no Paraná, não haverá prorrogação dos prazos. Quem não fizer a biometria terá seu título cancelado, não poderá votar nas próximas eleições e ficará impedido de tirar passaporte, assumir cargos públicos entre outros.

O cartório de Matinhos está localizado na Rua Antonina, s/n.º, no balneário de Caiobá, próximo ao Sesc. Já o de Pontal do Paraná, na Rua Tom Jobim, s/n.º, no miniauditório do balneário Primavera.

Chefes de cartório alertaram para a necessidade dos idosos acima de 70 anos fazerem a biometria para não perderem benefícios

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress