conecte-se conosco

Cidadania

Corpo de Bombeiros e Samu realizam instrução de atendimento

Treinamento foi voltado a atendimentos com múltiplas vítimas

Publicado

em

Na quinta-feira, 22, o Corpo de Bombeiros, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Litoral, ofereceu instrução de Atendimento a Ocorrências com Múltiplas Vítimas para profissionais do atendimento de emergência. A aula aconteceu no Teatro Rachel Costa durante todo o dia. O coordenador médico do Samu, João Cláudio Campos Pereira, explicou que o treinamento é uma parceria entre os dois órgãos. “Junto com essa parceria fizemos o convite também ao Hospital Regional do Litoral, Ecovia, OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra) e aos municípios que integram a rede de atendimento no litoral”, citou.

Aproximadamente 70 pessoas participaram da instrução. “Nesse treinamento, estamos utilizando um simulado que realizamos em fevereiro. Nesse simulado, percebemos as deficiências que temos e, em cima disso, poderemos trabalhar para melhorar o sistema de atendimento de emergência e urgência no litoral”, salientou Pereira.

Com relação aos simulados, o profissional informou que são treinamentos bastante complexos e o objetivo é, nos próximos anos, que seja possível realizá-los de forma diferente do realizado em fevereiro. “Temos a ideia de fazer um simulado em que as equipes não fossem avisadas em si, somente as direções de cada órgão envolvido. As equipes não saberiam que se trata de um simulado até chegar ao local. Não temos ainda possibilidade de fazer, mas nosso trabalho é para que isso seja feito no futuro”, ressaltou. “Por outro lado, o que estamos fazendo hoje não é somente para corrigir erros que ocorreram no simulado em fevereiro, mas também para ressaltar a importância do que aconteceu em fevereiro, a importância de que todas as equipes que estão aqui trabalham de forma unida, pois nossa visão é trabalhar no ponto de vista das vítimas e não da instituição e não importa se ela será atendida pelo Corpo de Bombeiros, Samu, OGMO ou Ecovia e sim fornecer a ela o melhor atendimento possível”, enfatizou.

A tenente Virgínia Turra, comunicação social do Corpo de Bombeiros, destacou que a integração dos órgãos é importante para todas as instituições e principalmente para a população que será atendida. “O foco do nosso treinamento é atendimento a múltiplas vítimas, grandes acidentes ou mesmo medianos, contudo envolvendo muitas pessoas como um acidente com ônibus, ou um desabamento, por exemplo”, comentou. “Esses acidentes vão extrapolar a capacidade de cada instituição individualmente, então nesse momento precisamos trabalhar com todas as instituições de emergência juntas com o mesmo objetivo que é proporcionar o melhor atendimento às vítimas”, frisou.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress