conecte-se conosco

Cidadania

Agendar atendimento evita filas no Instituto de Identificação

Cerca de 50 pessoas, diariamente, vão ao órgão fazer o documento

Publicado

em

Aproximadamente mil pessoas, todos os meses, buscam o Instituto de Identificação para fazer o documento de Registro Geral (RG) em Paranaguá. Gratuito para quem o faz pela primeira vez, ele é um dos documentos mais usados por jovens, abaixo de 18 anos, que precisam fazer uma viagem ou prestar o concurso vestibular. Crianças, em sua maioria, precisam do documento, onde está presente a foto para identificação, caso realizem viagens dentro do País.

Por isso, segundo informações do Instituto de Identificação, que se localiza no mesmo prédio onde também funciona o Departamento de Trânsito (Detran), o agendamento via o site é a melhor alternativa para quem deseja fazer o documento sem esperar na fila de atendimento na sala do local.

Pela Internet, o agendamento se dá sempre para a semana seguinte, com a disponibilidade de 52 horários. Deste modo, de acordo com o site da instituição, a pessoa não corre o risco de aguardar, por vezes, mais de três horas para fazer o documento. No entanto, após o agendamento, o cidadão precisa estar atento aos documentos necessários que devem ser levados até o órgão de identificação. São eles a certidão de nascimento, original ou cópia autenticada, ou a certidão de casamento, também original ou cópia autenticada. Para quem é separado, a certidão deve estar averbada. As cópias simples (xérox) não são aceitas.

No caso de crianças ou adolescentes, os documentos são: Certidão de Nascimento do menor de idade (original ou cópia autenticada), em bom estado de conservação, ou seja, sem rasuras e rasgos e com todas as informações legíveis. Além do documento de identidade original do responsável que esteja acompanhando o menor. Caso o acompanhante não seja o pai ou a mãe do menor, se faz necessário o documento original ou a cópia autenticada da decisão judicial que confere a responsabilidade legal ao acompanhante.

De acordo com o Instituto de Identificação os problemas apresentados no site de agendamento já foram solucionados, o que normalizou as ações de quem busca fazer o RG. Vale lembrar que para quem não faz o agendamento, existe a espera preferencial na sala do órgão. Nela, as pessoas que não fazem a confirmação prévia da ida ao local, fazem parte de um encaixe entre um e outro cidadão agendado para o atendimento. “Se o horário do atendimento de uma pessoa foi marcada para o meio-dia, ela será atendida neste horário. Foi assim comigo”, disse Nicole Cristina, mãe do pequeno Kauê, de seis anos, que fez o RG para poder embarcar em ônibus para uma viagem de fim de ano.

Os funcionários do Instituto de Identificação avisam que qualquer atraso, na chegada da pessoa que agendou o atendimento, faz com que ela perca a chance de fazer o documento naquele dia, tendo assim que refazer o agendamento eletrônico.

 

IMPORTANTE

No caso dos documentos exigidos para a realização do procedimento de confecção do RG é importante notar se, nele, existem rasuras que comprometam a visualização das informações que serão inseridas no futuro documento. Isso porque, ele não poderá ser feito sem a clareza dos dados informados na certidão. O prazo para a chegada do RG é de uma semana e ele deve ser retirado no próprio órgão.

Publicidade


Em alta