conecte-se conosco

Cidadania

Abrigo dos Idosos passa por revitalização e amplia quadro de idosos atendidos em Paranaguá

Visitas e doações aos idosos podem ser feitas pela população diariamente das 10h às 17h

Publicado

em

Presidente Therbio Castro da Silva destaca que todo o espaço terá nova estrutura de segurança e monitoramento concedidos gratuitamente por empresa local

A Sociedade de Assistência aos Necessitados – Abrigo dos Idosos de Paranaguá, durante esta semana fez balanço dos 50 dias de atuação da sua nova diretoria que conta com o presidente Therbio Castro da Silva. A entidade de utilidade pública, que foi fundada em 1940, atualmente ampliou seu atendimento para 40 idosos do município e está com um trabalho de revitalização da estrutura física, administrativa e de segurança no local, que na última semana sofreu dois assaltos. O presidente destaca que o apoio da sociedade já aumentou, porém convoca os cidadãos e entidades a somar forças com o Abrigo para colocar a “casa em ordem” e melhorar ainda mais o atendimento aos idosos, sendo que mais de 70% dos atendidos necessitam de acompanhamento diário com troca de fraldas constantemente e por estarem acamados.

“Estamos aqui há aproximadamente 50 dias com esta nova diretoria. Realizamos limpeza geral de todo o Abrigo, reestruturação dos estoques, partindo para melhorar a alimentação dos idosos, sendo que eles comiam muita fritura e coisas que não eram saudáveis, por isso contratamos nova cozinheira e nova estrutura de cozinha há 20 dias”, afirma o presidente Therbio. Segundo ele, outro ponto positivo é a higiene, com contratação de um funcionário exclusivamente para lavagem de roupas, algo que liberou tempo para melhor atuação dos cuidadores de idosos. “Construímos novas prateleiras do depósito de alimentos feita com concreto, estamos correndo atrás de parceria para revestir com cerâmica, e assim poderemos transferir a nossa despensa ao local”, explica.

Quando a nova diretoria assumiu, havia 36 idosos e nos últimos dias foram inclusos mais quatro, totalizando 40 pessoas no Abrigo. “Estamos admitindo mais dois idosos, além disso, e abriremos mais um pavilhão”, explica. “Fizemos também um trabalho de recadastro de todos os idosos, conseguindo ter uma ficha mais completa, algo que está sendo digitalizado, com foco também em uma nova parceria com algum laboratório para termos um histórico de saúde deles, com foco na medicação, visto que hoje dependemos apenas de um médico que vem aos sábados de forma voluntária”, acrescenta, ressaltando a questão da diabetes e da necessidade de encaminhamento para atendimento médico pela nova diretoria de alguns idosos do Abrigo. “Outro ponto foi a revitalização da nossa capela, que é ecumênica e está aberta a todas as religiões”, complementa.

Presidente do Abrigo dos Idosos, Therbio Castro da Silva, convida sociedade a somar forças em prol da entidade com quase 80 anos de história

IMPORTÂNCIA DE PARCEIROS DA SOCIEDADE E ROUBOS

O presidente afirma que a questão dos roubos ocorridos ao Abrigo na semana passada fez com que a sociedade se sensibilizasse quanto ao Abrigo dos Idosos, algo já realizado por associações religiosas e clubes de motociclistas. “Eles estão vindo com mais constância, algo feito também por policiais. Hoje fechamos uma parceria com a empresa Inviolável, que esteve aqui e prontamente se colocou à disposição e irá fazer instalação de sensores, barreiras eletrônicas, alarmes, central, com monitoramento eletrônico e instalação de câmeras para acesso remoto e fiscalização do Abrigo, com monitoramento. Tudo isso 100% de forma gratuita, algo que agradecemos muito”, explica. 

Therbio da Silva explicou que um arrombamento e um furto aconteceram nos últimos dias. “Eles entraram pelos fundos em uma casa abandonada, que já foi denunciada e a imobiliária já se prontificou a fazer a limpeza, até por causa do problema de dengue, algo que tivemos ajuda de um moto clube. Eles roubaram sabão em pó, amaciante e todo o material de limpeza, assim como cremes hidratantes e de higiene pessoal dos idosos e no outro caso eles invadiram pelo muro do vizinho e levaram todos os lençóis e toalhas de banho dos idosos”, lamenta, destacando que foram registrados dois boletins de ocorrência (BOs) na Polícia Civil. 

A partir da posse da nova diretoria e com o recadastramento dos idosos, dados mais precisos foram colhidos, o que vai facilitar e ajudar em diferentes quesitos, dentre os quais a alimentação e necessidade de adequação do cardápio. 

NOVO PERFIL NO FACEBOOK E QUADRO FUNCIONAL

O Abrigo dos Idosos abriu uma página no Facebook com a atual diretoria, algo que tem como objetivo divulgar o trabalho realizado e as ações beneficentes da entidade. “O objetivo também é pedir doações daquilo que o Abrigo está necessitado. As fraldas geriátricas, por exemplo, precisamos do tamanho G e GG e muitas vezes vem fralda de tamanho que não utilizamos. Os outros tamanhos temos bastante. As redes sociais são importantes para o pessoal interagir conosco. O link da nossa página é o https://www.facebook.com/abrigodosidososparanagua/ “, destaca.

A confiança no quadro de funcionários do Abrigo dos Idosos foi destacada pelo presidente Therbio. “Nossos funcionários estão imbuídos no trabalho. Estamos com um pessoal bom, com funcionários que querem ajudar o Abrigo”, explica, lamentando boatos divulgados nas redes sociais de que colaboradores teriam cometido roubo contra a entidade. “Isso não é verdade! Estamos fazendo uma administração séria, correta e os furtos ocorreram por ladrões externos”, explica.

CHURRASCO E BINGO EM DEZEMBRO

Nos dias 9 e 16 de dezembro, respectivamente, o Abrigo dos Idosos estará realizando churrasco e bingo beneficente em prol da entidade. “Estamos procurando parceiros no churrasco, para doação de carne e faturamento com o churrasco, pois nosso abrigo não é autossuficiente, ele é deficitário, conforme nossa contabilidade, com déficit fixo de R$ 7 mil ao mês só de folha de pagamento, encargos sociais e luz. Não arrecadamos suficiente para pagar isso. Este churrasco é em prol do pagamento do 13.º salário e encargos aos funcionários, algo que estamos colocando em dia”, explica. “Estamos tendo o apoio dos Amigos da Catedral que vão executar o churrasco, o pessoal da Catedral Diocesana vai encomendar a carne e o evento terá grande qualidade”, destaca. “Estamos arrecadando brindes para o bingo, que terá também a finalidade do pagamento do 13.º salário que vai gerar um custo de R$ 25 mil ao Abrigo. Só com o churrasco não vamos arrecadar isso”, ressalta. 

Churrasco e bingo beneficentes serão realizados em dezembro para pagamento do 13.º salário dos funcionários do Abrigo dos Idosos

LEGALIDADE DO ABRIGO E PARCEIROS 

“Peço para a sociedade dar mais uma carta de confiança para esta diretoria, que está prestando contas mensalmente ao Ministério Público de todas as nossas finanças, não existe tipo algum de desvio de verba ou produto. Temos dialogado mensalmente com a Promotora de Justiça, Dra Camila. Que a comunidade volte a ser parceira conosco, abraçando nossos idosos. Temos uma necessidade de melhorar nossas condições para admitir ainda mais pessoas, pois a procura é muito grande, porém não podemos admitir, por não termos mão de obra e dinheiro para admitir colaboradores”, afirma o presidente, ressaltando que está sendo levantado todo o déficit para a realização de um Refinanciamento Fiscal (REFIS). “Assim teremos condições de receber mais verbas públicas e melhorar muito mais”, completa.

Segundo o dirigente da entidade, atualmente há 40 idosos no Abrigo, 21 homens e 19 mulheres. “Setenta por cento deles são acamados e usuários de fraldas. Então temos rodízio muito grande. Cada interno troca a fralda de seis a oito vezes ao dia, pois eles são trocados de noite e os mantemos sempre secos, para não correr risco de doenças. Temos necessidade contínua de fraldas. Que a comunidade nos ajude nesse sentido, com fraldas G e GG, pois gastamos muitas fraldas diariamente”, complementa.

“Agradecemos à Inviolável a parceria na segurança, à Divese que nos deu a mão de obra das prateleiras, a madeireira Garapeira, que nos doou a madeira para fazer as formas, e também a Lajes Taba de Matinhos, que forneceu a ferragem para prateleiras. Enfim, agradecemos a todas as pessoas que estão vindo ao Abrigo e estão nos trazendo doações. Precisamos da visita de todos, os idosos se sentem acolhidos e assim podemos divulgar nosso trabalho. Fazemos o convite à sociedade para que venha até o Abrigo, é aberto das 10h às 17h diariamente. Somos transparentes e queremos somar forças nesta luta”, finaliza o presidente Therbio Castro da Silva. 
 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress