conecte-se conosco

Centro de Letras

Moderno versus antigo

Na época da primeira lei da água encanada, nem todos possuíam acesso ao sistema, devido os constantes atrasos.

Publicado

em

Os editais garantiam lucro à empresa fornecedora, deste modo, em outubro de 1913 surgiu a primeira lei regulamentando o sistema de água potável encanada de Paranaguá: todos os imóveis deveriam se conectar à rede – se não fizessem isso, pagariam a taxa básica assim mesmo; a lei definia 1000 litros/24 horas e caso o proprietário precisasse mais, compraria um hidrômetro e pagaria conforme a tabela; por fim, se houvesse inadimplência a prefeitura quitaria a dívida e posteriormente cobraria do proprietário com 15% de multa.

Na época da primeira lei da água encanada, nem todos possuíam acesso ao sistema, devido os constantes atrasos – inclusive, na Rua Júlia da Costa os canos chegaram apenas em agosto de 1914. Mesmo assim o impacto foi enorme no antigo sistema de fontes e carroças pipa: “O abastecimento de agua da Serra, veiu desfalcar as rendas das carroças de água […] A diminuição ja é muito grande”. Devido à dificuldade em alcançar lucro, os carroceiros suspenderam o serviço para 1914, pois deveriam pagar “novas licenças para uma profissão que se acha ameaçada de desapparecer, e que […] rende muito pouco”. Para não ver o serviço cancelado, a prefeitura prorrogou as licenças por 3 meses.

Além da ameaça de paralização das carroças pipas, o arrendatário da Fonte Nova (criada em 1860) e responsável pelas bombas, não renovou o contrato. Em janeiro de 1914 a prefeitura garantiu manter a fonte em boas condições de funcionamento: construiriam uma balaustrada ao redor e um pequeno jardim ao lado. Entretanto, dois meses depois o aterro da praça municipal João Gualberto quase soterrou o lugar. A prefeitura limpou a fonte e contratou o antigo encarregado, mas desta vez como um empregado, recebendo uma remuneração fixa para encher as pipas.

Por Alexandre Camargo de Sant’Ana

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress