conecte-se conosco

Café com Lideranças

Curador e artista da exposição destacam trajetória da homenageada

Frida Kahlo é personagem destaque em exposição

Publicado

em

O professor José Roberto Orquiza esteve na tarde de terça-feira, 4, participando do “Café com Lideranças”, da Folha do Litoral News, a qual promove um encontro com autoridades e personalidades de destaque de Paranaguá e do Estado para uma conversa informal sobre a região.

Na ocasião, o professor foi recepcionado pelo diretor deste periódico, Antonio Saad Gebran Sobrinho.

Orquiza estava acompanhado da esposa, a artista Lucy Reina Orquiza, que fez as obras da exposição Frida Kahlo; dos filhos Bryan e Simon; da presidente do Centro de Letras de Paranaguá Leôncio Correia, Gilka Correia; vice-presidente, Ivan Lapolli Filho; diretor de Comunicação, Marcelo José Cardozo Dias; orador, professor José Alexandre Baka, e do tesoureiro, Alexandre  Camargo d’Santana.

José Roberto é o curador da exposição “Frida Kahlo, by Lucy Reina Orquiza”, aberta na noite de terça-feira, 4, na Casa Monsenhor Celso.

“Estamos apresentando a vida da Frida Kahlo, que foi uma mulher extremamente sofrida e teve imensos problemas durante os seus 47 anos de vida. Mas sempre ousou como mulher na frente de todos no século passado. Foi uma mulher que esteve anos luz à frente do que o mundo estava vivendo. Esta exposição trabalha o conceito da Frida, traz para hoje coisas de uma mulher que nasceu em 6 de julho de 1907 e morreu em 13 de julho de 1954, e que é extraordinária quanto à sensibilidade, pois transmitia a sua verdade”, enfatiza Orquiza.

A artista plástica Lucy Reina Orquiza acaba de concluir o trabalho e traz a Paranaguá de forma inédita o resultado da inspiração na pintora mexicana Frida Kahlo. “Trago nesta exposição um pouco da vida da Frida. Fiz um remake do que ela pintou em suas telas e coloquei em tridimensional. Foi trabalhando o seu sofrimento, a alegria, tudo o que passou. Sou muito focada em sua via e sou suspeita de estar falando, gosto mesmo é de fazer. Como disse Frida Kahlo, 'para que preciso de pés, se tenho asas para voar', e eu estou voando junto com ela”, enfatizou Lucy, que era para ter apresentado este trabalho na cidade do México. “A ideia era fazer na cidade do México uma grande exposição de trabalhos feitos no mundo, e um dos trabalhos era este que hoje de forma inédita apresentamos em Paranaguá. Não o levamos por uma série de circunstâncias, dentre uma delas era a de levar a madeira, que deveria ter certificações ambientais, e acabamos não indo. Também tivemos outro convite para ir para Portugal e Espanha, e desta vez esbarramos em outro problema, o transporte. Mas por algo maravilhoso, através do convite do Dr. Ivan Lapolli, está sendo apresentada pela primeira vez em caráter original aqui na cidade de Paranaguá, no mês que a Frida nasceu e no mês em que faleceu. Está completando 110 anos de seu nascimento e 63 anos de morte”, destacou Orquiza, aproveitando para agradecer aos apoiadores o convite. “É maravilhoso podermos estar trazendo esta exposição para a cidade de Paranaguá, é algo muito importante. É uma artista de renome internacional, faleceu em 1954, mas foi só em 1970, que apareceu para o mundo. No momento que sua obra aflorou, verificou-se que produziu em torno de 200 quadro, e cada tela da Frida não se compra por menos de 5 milhões de dólares, ela é uma artista que revolucionou o lado das mulheres”, completou. 

A iniciativa tem parceria da Prefeitura de Paranaguá, Interact, Rotary Paranaguá Rocio, Paranaguá Criativa e apoio da Folha do Litoral News. A mostra segue aberta até o dia 2 de agosto.

 

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress