conecte-se conosco

Café com Lideranças

Autoridades policiais se reúnem e discorrem sobre segurança no litoral

Delegados e tenente da PM participam de encontro na Folha do Litoral News

Publicado

em

Representantes das polícias de todo o litoral paranaense se reuniram ontem, 10, na sede da Folha do Litoral News, para a participação no Café com Lideranças. Quando houve uma amistosa conversa com a direção deste jornal diário a respeito das questões do momento, sobretudo, em se tratando de segurança pública.

Estiveram presentes no encontro o delegado-chefe da Polícia Civil de Paranaguá, Ítalo Sêga, o delegado Nilson Diniz, além dos delegados Tiago Wladyka (Pontal do Paraná), Max Lemos, (Matinhos), Antônio Pereira dos Santos (Morretes), e o tenente do 9.º Batalhão da Polícia Militar de Paranaguá, Zenildo Caetano das Neves.

No que diz respeito à área da segurança, as autoridades manifestaram o avanço em termos de integração entre as cidades, situação que favorece principalmente o combate à desarticulação de associações criminosas que agem na região. “Isso faz toda a diferença”, resume o delegado de Pontal do Paraná, Tiago Wladyka. Segundo ele, além da cooperação entre a Polícia Civil do litoral, a integração deve existir também com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. “Estou há dois meses em Pontal e percebo que, nestes meses de baixa temporada, os crimes contra o patrimônio aumentaram, bem como os roubos a populares, por isso, mais do que nunca, a integração é uma das nossas armas para combater a violência”, destacou.

 

 

O delegado de Matinhos, Max Lemos, que atua na região há três meses, mencionou que após uma reformulação feita, na área da segurança da cidade, os índices de crimes contra a vida estão caindo. “Ainda temos os crimes contra o patrimônio como alvo da redução dos números registrados, mas temos feito um trabalho intensivo junto com a Polícia Militar para impedir a crescente neste sentido”, detalha. De acordo com Lemos, outro problema enfrentado diz respeito ao tráfico de drogas, uma vez que indivíduos oriundos de grandes centros têm se estabelecido em Matinhos, a fim de promover o tráfico de entorpecentes.

Já o delegado Antônio Pereira dos Santos, de Morretes, disse que a situação na vizinha cidade histórica é de normalidade na área da segurança, mas chamou a atenção para a questão da quantidade do efetivo. “Pelo número de policiais que temos, estamos nos esforçando para fazer o melhor para a sociedade local, porém, havendo mais homens e uma maior estrutura, certamente o desempenho se elevará consideravelmente”, observou. O delegado fez questão de mencionar o fato de que os casos de roubos, em sua maioria, estão diretamente relacionados ao tráfico de drogas.

 

 

Para o tenente da Polícia Militar de Paranaguá, Zenildo das Neves, o principal problema na área da segurança está na questão das viaturas, as quais necessitam de reparos e de novas aquisições. “O nosso efetivo é satisfatório, mas é preciso um esforço maior na estrutura para que as nossas operações sejam sempre muito bem-sucedidas. Estamos mapeando os locais das principais ocorrências, bem como os horários, para que estejamos agindo com o máximo de êxito”, comenta.

O delegado Nilson Diniz reforçou o fato de que a reunião, na sede do jornal, contribui para que as forças policiais saibam a visão da Folha do Litoral News a respeito do tema segurança. “Vocês são os detentores da informação e as têm em uma velocidade muito grande, por isso é importante termos este contato para alinhavarmos ações que venham a contribuir para a segurança de toda a população”, frisou.

O delegado-chefe da Polícia Civil, Ítalo Sêga, destacou a importância do encontro com os diretores da Folha do Litoral News, Antonio Saad Gebran Sobrinho e Luiz Bonzatto, além da integrante do Conselho Editorial, Jacqueline Guimbala. “É muito importante este contato com a imprensa escrita de Paranaguá, pois aqui é o nosso principal contato com as pessoas de bem e a recepção foi a melhor possível”, finalizou.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress