Pelo terceiro ano consecutivo, a procissão de Corpus Christi, é feita de forma unificada em um dos bairros da cidade. Sair do eixo central da cidade é uma forma de ir ao encontro dos fiéis onde eles estão e facilitar para que participem desta solenidade importante da Igreja Católica.
“Nos dias que antecedem a solenidade, faremos um Tríduo, três dias de adoração ao Santíssimo Sacramento, no Santuário São Francisco das Chagas. Estes momentos são de silêncio, oração e recolhimento. Já a quinta-feira de Corpus Christi é demonstração pública de fé e da presença de Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia” explica o Bispo dom Edmar. “Fazer esta demonstração pública nas áreas mais afastadas é uma forma de levar a liturgia destas grandes solenidades para perto dos fiéis e de pessoas que têm poucas oportunidades de vivenciá-las”, comenta o bispo.
De manhã, em todas as igrejas de Paranaguá, poderá haver missa, mas sem procissão. A Procissão Solene acontece somente após a missa das 15h30, no Jardim Iguaçu, a qual será presidida pelo bispo diocesano, dom Edmar Peron, e concelebrada por todos os padres da cidade.
O Papa Francisco, em seu pontificado, tem insistido que o clero, os religiosos e consagrados caminhem ao encontro do povo. “Vamos olhar para as necessidades pastorais da periferia para levar o Evangelho àqueles que estão mais distantes, aqueles que não costumam ir à igreja. Eles são os convidados de honra. Há que ir encontrá-los”, disse o Papa.
Nos demais 12 municípios da Diocese de Paranaguá, também haverá a celebração de Corpus Christi, nas principais paróquias, organizadas pelos párocos locais e preparadas pelos voluntários e pastorais. O bispo vai presidir a solenidade também em Matinhos, que acontece às 10 horas, na matriz de São Pedro Apóstolo. Já em Guaratuba, a missa solene e a Procissão serão na Paróquia São Francisco, bairro Cohapar, às 9 horas, com os tradicionais tapetes. Na igreja matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, a missa e procissão será às 10 horas, os organizadores pedem aos fiéis, que levem gêneros alimentícios para doação.
HISTÓRIA
Em defesa da fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, o Papa Urbano IV instituiu a solenidade de Corpus Christi e esta passou a ser celebrada na quinta-feira, após a festa da Santíssima Trindade. Assim, realizam-se as Procissões Eucarísticas pelas ruas, como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia.
SERVIÇO
Solenidade de Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
"Corpus Christi" – Paranaguá
Paróquia São Cristóvão – Jd. Iguaçu
Rua Pe. Adelir Antonio de Carli, n.º 180
Dia 20 de junho 2019 – 15h30
https://www.facebook.com/saocristovaopgua
https://www.facebook.com/diocesedeparanagua
Fonte: Pascom Diocese de Paranaguá